Copa Brasil terá primeiras regatas nesta terça-feira, em Florianópolis

Coordenador técnico da vela brasileira, Torben Grael destaca importância do evento, seletivo para formação da Equipe Nacional e classificatório para o Pan

Com ídolos olímpicos, campeões mundiais e medalhistas em Jogos Pan-Americanos na raia, a VI Copa Brasil de Vela tem início nesta terça-feira, dia 20, em Florianópolis. As primeiras regatas estão previstas para começar às 12h, na sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina. O principal campeonato de classes olímpicas do país tem uma importância redobrada este ano. Vale como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela no ano pré-olímpico e também é evento classificatório para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 em seis categorias.

sbnews-foto-20181119-08
Treinos em Florianópolis nesta segunda-feira – Crédito: Gabriel Heusi/ @heusi_action

“A Copa Brasil sempre seleciona a equipe do próximo ano, então é o campeonato mais importante de vela olímpica no país. São todas as classes juntas, o que dá mais volume para o evento. E este ano é uma seletiva para o pan, que é uma competição de grande importância. Os Jogos Pan-Americanos dão experiência para quem quer participar de Jogos Olímpicos, mesmo considerando que nem todas as classes pan-americanas são olímpicas, porque é um evento com vários esportes e nações”, afirma Torben Grael, coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela, que está em Florianópolis para acompanhar as regatas de perto.

sbnews-foto-20181119-09
Treinos em Florianópolis nesta segunda-feira – Crédito: Gabriel Heusi/ @heusi_action

Na raia, estarão alguns dos principais velejadores do país, entre eles Robert Scheidt (classe Laser Standard), dono de cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro; Fernanda Oliveira (470 feminina), bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008; Isabel Swan (Nacra 17), também bronze em Pequim 2008; Jorge Zarif (Finn), campeão mundial na Finn e na classe Star; e Patrícia Freitas (RS:X feminina), bicampeã dos Jogos Pan-Americanos.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan. A classificação será disputada numa das raias mais tradicionais do litoral brasileiro.

sbnews-foto-20181119-11
Arquivo – Bruno Fontes Créditos: Jesus Renedo/ Sailing Energy

“Florianópolis em geral é uma raia de vento bom. Até por isso foi escolhida como sede da seletiva para o Pan, porque a raia dos Jogos de Lima também é de vento forte”, explicou Torben.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.

O campeonato terá regatas nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto), Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

sbnews-foto-20181119-12
Torben Grael – Saulo Cruz/ Exemplus/ COB

CREDENCIAMENTO

Os jornalistas interessados na cobertura devem preencher o formulário de credenciamento que segue no link abaixo até a próxima terça-feira, dia 20, às 12h:

https://goo.gl/forms/NbPk5ISXNPEyrlgo2

SERVIÇO:

O quê: VI Copa Brasil de Vela e IV Copa Brasil de Vela Jovem

Quando: de 20 a 24 de novembro de 2018

Onde: Iate Clube de Santa Catarina – Sede Náutica em Jurerê – Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê – Florianópolis – SC

 

SOBRE A CBVELA

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

 

Tiago Campante

+55 21 3723-8177 | +55 21 991 037 425

tiago.campante@mediaguide.com.br

http://www.mediaguide.com.br

Curta nossa página no Facebook: @mediaguideesporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s