Com prêmio inédito, HPE 25 reúne barcos finalistas do Ranking Gil Souza Ramos no Rio de Janeiro

Dez barcos finalistas das flotilhas Guarapiranga, Rio e Ilhabela correm neste fim de semana (10 e 11) no Iate Clube do Rio de Janeiro; vale um barco novo

São Paulo (SP) – Chegou o momento da decisão: quem receberá um barco HPE 25 “zero km”, a premiação mais relevante da vela brasileira? O prêmio caberá ao vencedor da final do Ranking Gil Souza Ramos, criado em 2017 para contemplar as tripulações mais assíduas das flotilhas Gurapiranga, Ilhabela e Rio de Janeiro. As regatas decisivas serão disputadas neste fim de semana (10 e 11), com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).

sbnews-foto-20181108-10
Largada de HPE 25 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation)

O barco novo, fabricado pela Riostar Yachts, será oferecido ao campeão do ranking, mediante a entregue do veleiro HPE 25 atual. A flotilha é composta por dez embarcações, quatro de Ilhabela, três da Represa Guarapiranga e outras três do Rio de Janeiro. As tripulações finalistas conquistaram suas vagas por serem as que mais correram regatas nos três locais em 2017.

O ranking idealizado em homenagem ao pai do velejador Eduardo Souza Ramos, ambos entusiastas da vela e responsáveis por ações que impulsionaram a modalidade no Brasil, fortaleceu a Classe HPE 25. “Desde o ano passado estamos evoluindo a cada competição. Neste ano, conseguimos andar à frente de barcos velozes como, Conquest e Dom na Semana de Vela de Ilhabela”, relata o comandante do Ubuntu, Marcelo Sestini, da Flotilha Guarapiranga.

sbnews-foto-20181108-12
Conquest ecom (Marcos Méndez / SailStation)

“Nosso timoneiro será o Leonardo Priolli, do Rio de Janeiro, e muito experiente nas raias da Baía de Guanabara. A classe está nivelada por cima. Não sei se conseguiremos o prêmio, mas estamos muito esperançosos. O objetivo é chegarmos pelo menos entre os quatro primeiros colocados”, projeta Sestini. O Ubuntu é um barco originalmente do Rio de Janeiro. Pertencia ao medalhista olímpico Clínio de Freitas.

A previsão indica ventos predominantes de leste, sempre acima de dez nós, com rajadas de até 17 nós (30 km/h) nas tardes de sábado e domingo. “Estamos com uma tripulação pesada e esperamos por ventos mais fortes”, deseja Sestini, que ainda recomenda cautela aos navegantes. “Só não podemos perder a cabeça em relação à tática. O pessoal é meio estourado quando está a bordo”. Os experientes George Henrique e Marcelo Jordão completam a tripulação do Ubuntu.

O Aviso de Regata (AR) do Ranking Gil Souza Ramos sofreu alteração e prevê cinco regatas nos dois dias, a primeira às 12h00, sendo no máximo três largadas por dia. Não haverá descarte. O campeonato será validado com no mínimo três provas. Outros barcos do Rio de Janeiro juntar-se-ão aos dez da flotilha do ranking para correr logo em seguida, o 14º Campeonato Brasileiro da Classe HPE 25, de 15 a 18 de novembro, também no ICRJ.

 

sbnews-foto-20181108-11
Flotilha em popa (Marcos Méndez / SailStation)

Classificados para a final do Ranking Gil Souza Ramos

Flotilha Ilhabela

  • Conquest (Marco Hidalgo)
  • Ginga (Breno Chvaicer)
  • Cabron (Demian Pons)
  • Dom (Pedro Lodovici)

Flotilha Guarapiranga

  • Bond Girl (Rique Wanderley)
  • Ubuntu (Marcelo Sestini)
  • Sururu (Agnaldo Andrade)

Flotilha Rio de Janeiro

  • Tarja Preta (Paulo Alencar)
  • Véesper III (João Marcos Mendes)
  • Carro Chefe (Ronaldo Basílio)

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s