Resultado final da 68ª Regata Santos-Rio – ICS

Edição marcada por ciclone extratropical terminou no último domingo

Foi em condições de mar mexido e ventos na casa dos 4 nós que a tradicional Regata Santos-Rio largou neste ano. Vinte e quatro barcos se inscreveram para o desafio, mas com a desistência dos veleiros Dona Bola, de Ricardo Tramujas e Jacaré, um Mini Transat de Pedro Fukui, a largada oficial contou com 22 barcos, que partiram para o Rio de Janeiro, às 12 horas do último sábado, 27 de outubro.

sbnews-foto-20181030-02
Largada limpa da 68ª regata Santos-Rio (Douglas Moreira)

Depois da largada, as primeiras horas foram inquietantes para quem acompanhava através do SpotWalla (site de monitoramento por satélite em tempo real), devido a previsão de ciclone extratropical no litoral norte de São Paulo, que indicava ondas de 3 a 5 metros de altura e ventos intensos de até 75 km/h. Mas mesmo com o alerta da Marinha do Brasil, os bravos aventureiros seguiram viagem e para tranquilidade dos ânimos, em menos de 24 horas surgiram algumas notícias.

sbnews-foto-20181030-04
Sorsa III Fita Azul 2018 (Douglas Moreira)

Por volta das 20h do sábado, a CR confirmou a desistência do time Maestralle, do Almirante Adalberto Casaes, o barco sofreu avaria nos calços da enora do mastro e a tripulação seguiu motorando em segurança para o Rio de Janeiro. Mais tarde, após 21 horas, 14 minutos e 53 segundos do início apareceu o Fita Azul. A equipe do Veleiro SORSA III assumiu a liderança logo após a largada e consagrou-se como a mais rápida da edição. Curiosamente, junto ao time havia uma tripulante da República Tcheca, Ida Hrdlickova, que hoje mora em Tenerife na Espanha e estreou na tradicional competição brasileira com o prazer da vitória.

sbnews-foto-20181030-05
Grug 1º lugar RGS (Douglas Moreira)

Já o resultado separado por classes mostra o veleiro Grug de Marcos Pereira como 1º lugar na RGS, Felci Uno, do Iate Clube dos Jangadeiros foi campeão da ORC, o paulista Rudá ficou com o 1º lugar da IRC e o Daddy-O, de Zé Carlos Chrispin, foi campeão na Mini Transat. Neste ano, os resultados da regata contarão pontos para o Circuito Rio (ICRJ) e para o Campeonato Brasileiro de ORC e IRC (ABVO), que terão regatas até domingo, 4 de novembro.

sbnews-foto-20181030-06
Felciuno 1º lugar ORC (Douglas Moreira)

Mesmo sem quebra de recorde, mas bem próximo do tempo atual de 18 horas 9 minutos e 33 segundos que pertence ao veleiro Camiranga desde 2015, a competição organizada pelo Iate Clube de Santos e Iate Clube do Rio de Janeiro foi um sucesso entre os participantes e entusiastas da Vela de oceano que terão pela frente a cerimônia de premiação na próxima sexta-feira, 2 de novembro, às 20h no ICRJ.

sbnews-foto-20181030-07
Tripulação Daddy-O (Douglas Moreira)

 

Confira as súmulas completas no site do ICS.

 

Iate Clube de Santos

Isabela Campos e Lais Meireles – Diretoria de Marketing – Dpto. de Comunicações

Telefone: (11) 3155-4400
E-mail: icsantos@icsantos.com.br
www.icsantos.com..br

 

2 comentários em “Resultado final da 68ª Regata Santos-Rio – ICS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s