AR – Regata Volta da Ilha dos Arvoredos-SUUNTO, 3ª e última etapa Campeonato Paulista de Oceano e 3ª e última etapa Copa ICS de regata de percurso

DATA:12 DE OUTUBRO 2018

AVISO DE REGATA

O ICS convida os velejadores de oceano das classes, IRC, RGS e Clássicos, para participar da REGATA VOLTA DA ILHA DOS ARVOREDOS, com organização e realização do IATE CLUBE DE SANTOS, patrocínio da SUUNTO e apoio do Clube Internacional de Regatas, da Prefeitura Municipal do Guarujá e da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e da FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo

A regata da Ilha de Arvoredo também será válida para a 3ª e última etapa do Campeonato Paulista de Oceano e da Copa ICS de Regata de Percurso 2018.

DATA: 12 de Outubro de 2018, sexta-feira (feriado)

 

1- SEDE, ORGANIZAÇÃO E ESTADIAS

A sede e a organização é do Iate Clube de Santos. Está franquiada a permanência dos veleiros do dia 06 de outubro até o dia 20 de outubro, na marina do ICS, sem custo, para os veleiros de outras localidades Para os barcos inscritos na 67ª Santos Rio o prazo  é  estendido até o dia 26 de outubro. Em caso de dificuldade de calado os barcos da região poderão pernoitar entre os dias 11 a 16 de outubro na marina do clube, também sem custo.

Permanência em outro período poderá ser concedida a critério do ICS.

 

2   – REGRAS E ELEGIBILIDADE

Regras de Regatas a Vela (RRV) da WS 2017/2020, regatas categoria 3 da ORC e WS, regras das classes, para os veleiros elegíveis com certificado de medição válidos e atualizados para 2018, para todas as classes e também os demais documentos usuais das respectivas classes e, também, da Marinha do Brasil. Obrigatório o uso de adesivos e bandeira do patrocinador nos barcos participantes.

Será obrigatório possuir todos os documentos e material de segurança exigidos pela Marinha do Brasil e também Categoria 4 da Segurança WS/ORC.

2.1  – REGRA ESPECIAL

Entre às 17h30m e 06he30m as regras de direito de passagem (RRV-ISAF Parte 2) serão substituídas pela Parte B do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no MarRIPEAM-72 http://wwwl.dpc.mar.mil.br/sta/ripeam/flipbook/index.html

 

3   – DIVISÕES

IRC – 1º a 3º categoria única RGS – Categorias A, B e 1º a 2º

RGS – Silver (somente para Copa ICS.) CLÁSSICOS – 1º e 2º categoria única

Estará em disputa também o troféu “Phoenix”, nas classes IRC e RGS e Clássicos, com miniatura aos comandantes e medalhas aos tripulantes. Os nomes dos barcos e dos comandantes vencedores nas classes IRC e RGS e Clássicos serão escritos no troféu exposto na sede Guarujá do ICS. Nesta disputa não haverá divisão por categorias. A SUUNTO oferecerá prêmios aos primeiros colocados da IRC, RGS e Clássicos.

Não haverá limite mínimo de tamanho para a participação, desde que o barco se caracterize como barco de oceano, tenha cabine, cockpit auto-esgotante, “linha da vida”, tenha permissão para navegar na área da regata, tenha na tripulação pessoa habilitada e possua todos os equipamentos necessários para a segurança da navegação, inclusive sistema de rádio VHF fixo com antena externa.

 

4   – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas em depósito bancário: Banco Bradesco / Agencia 2758-8 Conta corrente 5555- 7 Iate Clube de Santos, a partir de 01 de outubro, com valor de R$ 40,00 por tripulante, exceto Tripulante-Mirim, que é isento da Taxa de Inscrição, sendo o limite de idade 15 anos completos.

A participação de tripulantes menores de idade será de exclusiva responsabilidade do comandante, que a assumirá na inscrição.

O prazo para inscrição encerra-se no dia 11 de outubro.

É obrigatório o envio de comprovante por e-mail (nautica@icsantos.com.br) com assunto: Inscrição Regata Volta da Ilha dos Arvoredos 2018.

Informações sobre inscrições e formulários, poderão ser obtidos na secretaria náutica do ICS ou pelos telefones abaixo informados, com Beth Menezes.

A inscrição para a 3ª Etapa da Copa ICS de Regatas de Percurso 2018 valerá para a Regata Arvoredos e vice-versa.

 

5   – PERCURSO

Entre a linha de largada nas proximidades da Ponta Grossa, até a Ilha dos Arvoredos, situada em frente a Praia do Pernambuco, que deverá ser contornada deixando-a por Bombordo, retornando com chegada nas proximidades da Ilha da Moela.

5.1 – MARCAS DE PERCURSO

A Ilha da Moela deverá ser deixada por Bombordo no percurso de ida.

A Ilha das Cabras deverá ser deixada por Bombordo no percurso de ida e de volta.

A linha de chegada será posicionada as proximidades da Ilha da Moela, entre a ilha e o continente.

A partida e a chegada poderão ter seus locais alterados para o interior da Baía de Santos, conforme condições de vento e mar, havendo comunicação pela CR, antes da largada, via rádio VHF no canal 74 ou em outro que for determinado.

A CR poderá posicionar uma boia a uma distância aproximada de uma milha da largada, que deverá ser contornada, para que haja contravento, fazendo o aviso antes pelo VHF canal 74 ou outro escolhido.

 

6   – PARTIDA

Inicio do procedimento às12 horas.

A sinalização será de acordo com a regra da RRV/ISAF, com o sinal de atenção feito 05 minutos antes do sinal de partida.

Os barcos que não partirem depois de decorridos 10 minutos do sinal de partida serão considerados DNC.

A CR poderá sinalizar partidas diferenciadas para as classes participantes informando a decisão via VHF no canal 74 ou outro designado.

Em caso de partida única também será comunicado via VHF no canal 74 ou outro designado.

A linha de partida será definida pelo alinhamento entre o mastro da embarcação da CR, mostrando uma bandeira de cor Laranja e um marca de partida que poderá ser uma boia ou também uma embarcação.

 

7   – CHEGADA

A linha de chegada será definida pelo alinhamento entre o mastro da embarcação da CR. que exibirá uma bandeira na cor azul e uma marca que poderá ser uma boia ou também outra embarcação.

 

8   – ALTERAÇÃO DE POSICIONAMENTOS

A largada e a chegada poderão ter seus locais alterados para outros, mais no interior da Baía de Santos, conforme as condições de vento e de mar, havendo comunicação pela CR via VHF no canal 74 ou em outro que for determinado.

 

9   – COMUNICAÇÕES OBRIGATÓRIAS

Deverá ser feito o “check-in” para CR de Regatas via rádio VHF no canal 74 ou outro designado. Todos os participantes deverão manter, permanentemente, escuta rádio VHF no canal 74. Em caso de abandono deverá ser feita imediatamente comunicação para a estação de rádio do ICS, Delta 21, e também pelo canal 74 via VHF.

 

10  – LIMITE DE TEMPO

Os barcos que não completarem o percurso até às 20 horas do dia 08 de outubro serão considerados DNF.

 

11  – CLASSIFICAÇÃO

A colocação será obtida através da apuração do tempo corrigido.

 

12  – PREMIAÇÃO

A premiação da Regata Volta da Ilha dos Arvoredos acontecerá às 20 horas do dia 13 de outubro, sábado, durante jantar oferecido pelo ICS aos participantes, seus familiares e convidados, no salão de festas da sede Guarujá.

 

13  – RESPONSABILIDADES

Os competidores que participarem do evento o farão por seu próprio risco e sob sua única responsabilidade. Fica valendo a Regra 4 – DECISÃO DE COMPETIR. O ICS e/ou a Organização, a Comissão de Regatas, o Patrocinador e os Apoiadores não se responsabilizarão por quaisquer danos materiais, físicos ou mesmo de morte relacionados diretamente a este evento.

Os comandantes das embarcações inscritas ou seu proprietário serão os únicos responsáveis à eventuais danos causados por esta ou por seus respectivos tripulantes.

 

14  – DIREITOS DE MÍDIA E DE DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Os direitos de mídia e de divulgação deste evento, das imagens fotográficas e/o filmadas e/ou registradas por outra forma, são exclusivos e irrestritos do ICS, que pode determinar a quem subroga-los ou repassá-los, para qualquer uma das mídias disponíveis, tanto para fins editoriais ou de divulgação comercial. Neste sentido, os nomes dos competidores e/ou de seus dados materiais biográficos e de divulgação estarão desde já disponibilizados sem restrições ao ICS.

As instruções de regata complementarão as informações, podendo modificar as constantes deste aviso e prevalecerão em caso de dúvida ou de conflito. Os casos omissos e as dúvidas serão decididos pela Organização.

 

15  – PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO

Deverão obedecer o estabelecido nas Regras de Regatas a Vela da WS2017/2010, não havendo pagamento para apresentação. O tempo limite será estabelecido pela CR e comunicado aos participantes, bem como os procedimentos de julgamento pela Comissão de Protestos do Evento as decisões serão inapeláveis.

 

16  – DISPOSIÇÕES FINAIS

Como a regata faz parte dos eventos, Campeonato Paulista de Oceano 2018 e Copa ICS de Regatas de Percurso 2018, serão aplicáveis as disposições constantes dos regulamentos desses eventos, em caso de conflitos serão dirimidos pelas entidades organizadoras dos respectivos eventos.

Não está prevista a divulgação de instruções de regatas, havendo necessidade a Comissão Organizadora divulgará avisos complementares. Os casos omissos e as dúvidas serão decididos pela Organização.

AR: AR_Regata Arvoredos-Suunto 2018 13 de setembro

INFORMAÇÕES

IATE CLUBE DE SANTOS | SEDE GUARUJÁ

Rua Funchal, 1140 – Guarujá – CEP: 11432-900

Tels. 13-3348-4112/4113 | e-mail: nautica@icsantos.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s