Classe C30 recebe nova tripulação para o vitorioso Loyal

Barco tetracampeão brasileiro e com três títulos na Semana de Vela de Ilhabela terá experiente tripulação do Sul, com comando de Alexandre Leal

São Paulo (SP) – O Loyal se tornou referência da Classe C30 no início da década de 2010 devido às frequentes conquistas na vela oceânica. O barco tem novo comandante: o experiente velejador gaúcho Alexandre Leal, tripulante do Loyal na recém-disputada Semana de Vela de Ilhabela. Leal fez parte da equipe medalha de bronze, comandada por Marcelo Massa.

Tetracampeão brasileiro da C30 e com três títulos da Semana de Vela de Ilhabela, o Loyal contribui de forma decisiva para a evolução da C30, a partir de 2011, consolidando a classe como veloz e versátil para as águas brasileiras. Sempre com Massa no leme, o barco venceu também a tradicional Regata Santos-Rio, ainda mais desafiadora para um barco de 30 pés.

sbnews-foto-20180817-03
Largada da C30 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation)

“É realmente muita responsabilidade comandar um barco com o pedigree do Loyal. Estamos planejando para o próximo ano, montarmos uma tripulação forte que nos permita dar continuidade ao legado do barco, competindo no alto nível que a classe demanda”, projeta Leal, o novo comandante do Loyal. “Agradeço ao Massa pela oportunidade. O barco estará sempre à disposição dele”.

Após dois anos afastado das raias, Massa retornou com o Loyal às regatas na Semana de Vela em julho. Mesmo com novos tripulantes, o barco velejou em condições de igualdade com o campeão Caiçara UV.Line e com o vice, Zeus Team, de Florianópolis, ratificando o equilíbrio da Classe C30. A flotilha one design ainda contou com Caballo Loco, eCycle +Realizado, Barracuda e Kaikias em Ilhabela.

“A escolha pela C30 foi feita após avaliarmos as alternativas para adquirirmos um barco de oceano no Brasil. Concluímos que hoje a classe oferece o melhor custo-benefício em termos de modernidade, desempenho e competitividade, além de possuir uma organização muito bem estruturada”, elenca o comandante Leal.

Experiência internacional – Fora do Brasil desde 2007, Leal pretende criar uma base para o barco no Veleiros do Sul, seu clube de origem, em Porto Alegre (RS). “Pretendo retomar o convívio junto aos amigos da vela, conquistados ao longo de anos em competições e velejadas no Rio Guaíba”, deseja o novo timoneiro do Loyal.

O que também contribuiu para que Leal optasse pela C30, foi sua iniciação na vela, sempre com barcos velozes como os catamarãs Hobie Cat e Tornado. A partir da década de 1990 o velejador passou a competir em classes oceânicas como, Delta 32 e Carabelli 32. Há três anos Leal partiu em busca de um aprendizado mais intenso em regatas longas no Caribe e na Europa, inclusive a bordo do VO70 Rússia 1.

“Como ainda não existem outros barcos C30 em Porto Alegre, vamos disputar algumas competições nas classes ORC e IRC”, relata Leal. Até fevereiro de 2019, a intenção do comandante é correr os Circuitos, Cone Sul Seival e Rolex Atlantico Sur, além do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, sede dos C30, Katana, Zeus e Corta Vento. O retorno do Loyal a Ilhabela está previsto para 2019.

sbnews-foto-20180817-04
Caiçara UV.Line (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Semana de Vela de Ilhabela de 2018 

  1. Caiçara UV.Line (Marcos César)
  2. Zeus Team (Inácio Vandresen)
  3. Loyal Red Nose (Marcelo Massa)

Campeonato Brasileiro de 2018

  1. Caiçara UV.Line (Marcos Cesar)
  2. Zeus Team (Inácio Vandresen)
  3. Caballo Loco (Mauro Dottori)

 

Calendário 2018 da Classe C30  
 
   
25 e 26 de agosto
1 e 2 de setembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa
24 e 25 de novembro
1º e 2 de dezembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e
XVII Regata Volta à Ilhabela

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Uma consideração sobre “Classe C30 recebe nova tripulação para o vitorioso Loyal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s