AR – 2ª Etapa da Copa ICS Regatas de Percurso Volta da Laje da Conceição – 15 e 16/09/2018

O IATE CLUBE DE SANTOS, dando continuidade ao projeto da realização de regatas de percurso oceânico, realizará com o apoio do Clube Internacional de Regatas, a Regata Volta da Laje da Conceição.

1.  CLASSES CONVIDADAS:

1.2  IRC, categoria única

1.3    BRA-RGS, categorias A e B, possuidores de certificados de medição válidos para 2018.

1.4  RGS “A” – TMFAA igual ou superior a 0.8851 RGS “B” – TMFAA igual ou menor que 0.8850

1.5  RGS Silver classe única

1.6  Havendo inscrição de menos de quatro barcos das categorias, elas serão unificadas para efeito do resultado.

1.7   Não haverá limite mínimo de tamanho para a participação, desde que o barco se caracterize como barco de oceano, tenha cabine, cockpit auto- esgotante, “linha da vida”, tenha permissão para navegar na área da regata, tenha na tripulação pessoa habilitada e possua todos os equipamentos necessários para a segurança da navegação, inclusive sistema de rádio VHF fixo com antena externa.

1.8   Pela inscrição do Comandante de responsabiliza pelo atendimento das obrigações.

 

2.  REGRAS E ELEGIBILIDADE:

2.1   Conforme regras de regata a vela World Sailing, versão 2017/2020, as regras da classe IRC, determinações técnicas da CBVela, determinações e regras das classes BRA-RGS/SP, normas da Autoridade Marítima (NORMAN) – Marinha do Brasil e certificados de medição válidos 2018.

2.2    É obrigatório possuir todos os documentos e material de segurança exigidos pela Marinha do Brasil e também Categoria 4 de Segurança da WS/ORC.

2.3  REGRA ESPECIAL: entre as 17 horas e 30 minutos e as 06 horas e

30 minutos, as regras de direito de passagem (RRV- World Sailing – Parte 2), serão substituídas pelo disposto na Parte B do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar – RIPEAM.

Nessas condições as luzes de navegação deverão estar sempre acionadas quando em regata ou em movimento.

3.  SEDE E ESTADIAS:

3.1 A sede e a Autoridade Organizadora é o Iate Clube de Santos, a estadia dos veleiros competidores é livre na marina do ICS, para veleiros de fora de Santos, de 08 de setembro até 17 de setembro de 2018.

 

4.  PROPAGANDA

4.1     A propaganda do competidor está restrita à Categoria “C” e em conformidade com o Regulamento 20 da WS.

4.2   Não serão aceitas inscrições de mais de 02 (dois) veleiros com o mesmo Patrocinador (Razão Social ou Nome Fantasia) independente da classe em que participarem, exceto nomes de fabricantes de veleiros, de velerias e/ou das próprias classes. A Organização definirá os casos fortuitos e/ou outros, ao seu critério, e informará a Comissão Técnica de sua decisão, que será inapelável.

 

5.  INSCRIÇÕES:

5.1    Serão feitas pessoalmente, na secretaria náutica da sede Guarujá do ICS, ou por e-mail,

nautica@icsantos.com.br, até o dia 14 de setembro, sexta-feira. Formulários e demais informações estão disponíveis com Beth Menezes, através dos telefones (13) 33484112/3348-4113.

5.2   O valor será de R$ 40,00 por tripulante, tripulante mirim será isento do pagamento. Idade limite 15 anos.

5.3    A participação de menores ficará sob a responsabilidade exclusiva do comandante, que assumirá em decorrência da declaração constante da inscrição.

5.4     O pagamento poderá ser feito através de depósito bancário sendo obrigatório o envio de comprovante via e-mail: nautica@icsantos.com.br; ambos com assunto: Inscrição Regata Volta da Laje da Conceição 2018 ou pessoalmente na secretaria náutica do ICS.

Banco Bradesco | Ag. 0562.2 | C/C. 54000-5 | Iate Clube de Santos.

 

6. PERCURSO:

Largada na entrada do Porto de Santos até a Laje da Conceição, que deverá ser contornada deixando-a por bombordo, voltando até o local da largada.

6.1 Em caso de situação de vento e mar a largada e a chegada poderão ter seus posicionamentos alterados, para um ponto no interior da Baía de Santos, modificação essa que será comunicada pela CR. antes da largada ou durante a regata, via radio pelo Canal VHF 74 ou outro que for escolhido, ou via Delta 21 canal VHF 74.

 

7.  PARTIDA:

7.1   Local: entrada do Porto de Santos, entre o canal dragado e a Ponta do Itaipu, posicionamento de acordo com as condições de vento e mar a critério da CR.

7.2   A sinalização de partida será de acordo com a regra das RRV- World Sailing com sinal de atenção feito 5 minutos antes do sinal de partida.

7.3   Os barcos que não partirem depois de decorridos 15 minutos do sinal serão considerados DNS.

7.4  A CR poderá posicionar a boia a uma distância aproximada de meia milha da largada, que deverá ser contornada para que haja contravento e depois seguindo o percurso da regata.

 

8.  CHEGADA:

8.1    Local: na entrada do Porto de Santos, nas proximidades da Ilha das Palmas e da Ponta Grossa.

8.2     A linha de chegada é definida pelo alinhamento entre o mastro da embarcação da CR que exibirá uma bandeira na cor azul e uma boia.

 

9.  ALTERAÇÃO DE POSICIONAMENTOS:

9.1  A largada e a chegada serão posicionadas na entrada da Baia de Santos, podendo ser alteradas para outro local mais no interior da Baia de Santos, conforme condições de vento e mar.

9.2  A CR informará o procedimento via rádio VHF, canal 74.

 

10.   HORÁRIOS:

10.1    A Largada terá os procedimentos iniciados às 12h00 do dia 15 de setembro, sábado.

10.2   Limite de Tempo: os barcos que não cruzarem a linha de chegada até às 14h00 do domingo, 16 setembro, serão considerados DNF.

 

11.   COMUNICAÇÕES OBRIGATÓRIAS:

11.1   Todos os participantes deverão manter permanentemente escuta rádio no canal 74 VHF.

11.2     Quando da montagem da Laje da Conceição, está obrigatória a comunicação com a estação rádio do ICS, Delta 21, no canal 74. Informando hora e condições de vento e de mar.

11.3    Quando da aproximação a uma (01) milha de distância da linha de chegada todo participante deverá informar a CR pelo rádio: NOME DO BARCO, NUMERAL E CLASSE. Havendo dificuldade o comunicado deverá ser feito à Sala Rádio do ICS, Delta 21 no canal 74.

11.4    Ocorrendo chegada no período noturno, o barco deverá fazer contato rádio com a CR no canal 74 VHF, ou outro que for indicado, no momento em que estiver cruzando o alinhamento.

11.5  Em caso de abandono, a comunicação deverá ser feita imediatamente à Sala Rádio do ICS, Delta 21 no canal 74.

 

12.   CLASSIFICAÇÃO:

12.1 As colocações serão obtidas através de apuração do tempo corrigido, além da consideração dada ao primeiro barco a cruzar a linha de chegada que será o “fita azul”.

 

13.   PREMIAÇÃO:

13.1    Conforme regulamento da Copa ICS de Regatas de Percurso edição 2018, a premiação acontecerá após o término do programa de regatas em data e local, comunicados posteriormente.

13.2     A 2ª Etapa, Regata Ilha das Cabras, foi cancelada por motivos climáticos, assim a Regata Volta da Laje da Conceição será considerada 2ª etapa, ficando o evento reduzido a apenas três etapas, sendo a ultima a Regata Volta da Ilha dos Arvoredos, dia 13 de outubro para efeito do determinado no Regulamento do evento.

 

14.   RESPONSABILIDADES:

Os competidores que participarem do evento o farão por seu próprio risco e sob sua única responsabilidade. Fica valendo a Regra 4 – DECISÃO DE COMPETIR. O ICS e/ou a Organização, a Comissão de Regatas, o Patrocinador e os Apoiadores não se responsabilizarão por quaisquer danos materiais, físicos ou mesmo de morte relacionados diretamente a este evento.

Os comandantes das embarcações inscritas ou seu proprietário serão os únicos responsáveis e eventuais danos causados por esta ou por seus respectivos tripulantes.

Os comandantes farão declaração, quando da inscrição, que seus barcos preenchem todas as condições e cumprem todas as exigências estabelecidas pela Marinha do Brasil para a navegação na área da regata e que seus barcos estão adequadamente equipados e guarnecidos para a navegação em questão, valendo essa para todos os efeitos legais inclusive os de isentar qualquer responsabilidade do ICS e demais entidades participantes como organizadoras, por quaisquer eventuais sinistros que possam vir a ocorrer.

 

15.   DIREITOS DE MÍDIA E DE DIVULGAÇÃO DO EVENTO:

Os direitos de mídia e de divulgação deste evento, das imagens fotográficas e/ou filmadas e/ou registradas por outra forma, são exclusivos e irrestritos do ICS, que pode determinar a quem subrroga-los ou repassa-los, para qualquer uma das mídias disponíveis, tanto para fins editoriais ou de divulgação comercial. Neste sentido, os nomes dos competidores e/ou de seus dados materiais biográficos e de divulgação estarão desde já disponibilizados sem restrições ao ICS.

 

16.   PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO:

16.1 Deverão obedecer o estabelecido nas Regras de Regatas à Vela da WS.2017/2020, não havendo pagamento para apresentação.

O tempo limite será estabelecido pela CR e comunicado aos participantes, bem como os procedimentos de julgamento pela Comissão de Protestos do Evento. As decisões serão inapeláveis.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Havendo necessidade a Comissão Organizadora divulgará Avisos Complementares, não estando prevista a divulgação de instruções de Regata. Os casos omissos e as dúvidas serão decididos pela Organização

 

DEMAIS INFORMAÇÕES:

Secretaria Náutica (13) 3348-4112

nautica@icsantos.com.br | www.icsantos.com.br

 

 

Isabela 

Comunique – ICS-SP

comunique@icsantos.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s