Regatas no canal exigem mais estratégia dos velejadores na Semana de Vela de Ilhabela

Ventos fortes marcaram a quarta-feira (25), dia de estreia para a classe HPE25 no calendário de provas

sbnews-foto-20180725-19
Zeus FOTO | Peu Fernandes

O sol voltou nesta quarta-feira (25), espantando a frente fria dos primeiros dias da Semana de Vela de Ilhabela. Com ventos de até 16 nós soprando do sul, a raia foi montada no Canal de São Sebastião, próximo da costa, dando ao público a oportunidade de acompanhar as regatas de perto, na orla e no Yacht Club de Ilhabela.

sbnews-foto-20180725-16
Crioula FOTO | Peu Fernandes

As condições do tempo exigiram mais estratégia das 120 equipes inscritas nas manobras e na escolha do percurso, principalmente para evitar o baixio, zona rasa e com menor correnteza.

As regatas foram um bom teste para as equipes vindas de outros estados, sem tanta familiaridade com a raia do litoral norte paulista, caso do Zeus Team (Inácio Vandresen), de Santa Catarina. O veleiro foi o vencedor da segunda prova do dia, na classe C-30.

sbnews-foto-20180725-17
Maximus FOTO | Aline Bassi

“Nós velejamos aqui bem menos que alguns competidores, e a raia é diferente da de Florianópolis, ainda mais com esse vento sul. Mas já estamos no terceiro dia de disputas, começamos a pegar um pouco mais de manha e vamos chegando”, contou Eduardo Metz, proeiro do Zeus.

O veleiro é o terceiro entre os C-30, com apenas dois pontos de desvantagem para o Caiçara (Marco de O. Cesar), empatado no primeiro lugar com o Loyal Red Nose (Marcelo Massa), barco que volta à raia depois de ausência de dois anos.

A categoria tem seu campeonato brasileiro disputado em paralelo com a Semana de Vela de Ilhabela, com as regatas valendo pontos para as duas competições, até sexta-feira (27).

A maré forte dividiu as flotilhas dos barcos maiores, equilibrando a disputa da ORC e da IRC. As duas categorias terão no final um campeão geral.

“Tivemos vento constante durante a tarde. Na primeira regata, uma parte da flotilha escolheu o lado mais próximo da orla de Ilhabela. Na segunda, aqueles que foram por São Sebastião foram favorecidos. Estamos na expectativa de um bom resultado”, comentou Ralf Rosa, comandante do Maximus.

HPE25 estreia na Semana de Vela

Os fortes ventos na abertura da Semana de Vela de Ilhabela impediram a realização da tradicional regata Renato Frankenthal, com os HPE25. A flotilha estreou nesta quarta-feira (25) e, para compensar, a comissão de regatas organizou três regatas numa raia exclusiva, mais afastada do Canal de São Sebastião, do outro do baixio.

sbnews-foto-20180725-18
Ginga FOTO | Peu Fernandes

O Ginga (Breno Chvaicer), que busca o pentacampeonato, venceu as três regatas do dia e disparou na liderança. O Take Ashauer (Marcos Ashauer) e Fit To Fly (Eduardo Mangabeira) vêm na sequência com o mesmo número de pontos.

Na véspera, os barcos correram a Ilhabela Cup, que não valeu pontos para a Semana de Vela de Ilhabela.

 

Confira AQUI todos os resultados.

 

Contatos:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

Tel: +5511999498035

www.onboardsports.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s