Ilhabela Cup estreia com regata de percurso médio

Competição chancelada pela Semana de Vela de Ilhabela conta com dois dias de provas 

A Ilhabela Cup estreou nesta segunda-feira (23) com regatas de percurso médio no canal de São Sebastião. A competição chancelada pela Semana de Vela de Ilhabela terá uma pontuação paralela e será definida já na terça-feira (24). Todas as classes do calendário da Semana de Vela de Ilhabela estão na disputa, exceto a Multicascos.

sbnews-foto-20180724-07
Ilhabela FOTO | Divulgação

O vento soprou fraco – menos de 10 nós de vento, com direção predominante sul. As condições resultaram em regatas técnicas. A prova de ORC e IRC, por exemplo, teve 12 milhas até o Farolete 4, local da chegada de Alcatrazes.

”Ainda não conseguimos recuperar 100% da Alcatrazes de sábado. Acredito que na terça-feira já fica melhor”, disse Samuel Albrecht, tático do Crioula, vencedor e recordista da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

O sol predominou durante todo o dia, bem diferente dos dois dias anteriores, quando o tempo estava pior.

sbnews-foto-20180724-08
Crioula FOTO | Edu Grigaitis | Balaio

”Hoje estava um dia difícil de prever. Antes a previsão dizia que poderia ser leste ou sul. Optei por fazer regata no sul e felizmente acertei”, explicou Cuca Sodré, presidente da comissão de regatas. ”Tinha bastante correnteza no canal, mas foi um dia bonito e tinha vento o tempo todo”, completou.

 

Clique aqui para baixar os resultados

 

O ganhador da única regata do HPE 25 na Ilhabela Cup foi o Take Ashauer. “A regata foi difícil, o vento estava relativamente fraco. A classe é muito competitiva, então ganha quem erra menos. Eu acho que nós tivemos sorte na escolha da tática. Fomos o barco que mais foi por Ilhabela ao invés de ir para São Sebastião. Com isso, pegamos menos correntes no contravento e quando nós cruzamos a raia, já estávamos liderando a flotilha. Depois, foi praticamente só manter a diferença. O time está cada vez mais entrosado e estamos nos preparando pra regata. Foi um bom treino, bem divertido”, explicou Marcos Ashauer.

sbnews-foto-20180724-09
Taka Ashauer FOTO | Fred Hoffmann

A previsão para terça-feira indica a entrada de nova frente fria com ventos de média intensidade – 15 a 20 nós. ”A regata de terça-feira vai exigir experiencia dos velejadores dentro do canal de São Sebastião. Vento sudoeste não necessariamente tem um lado preferencial e rajadas fortes costumam dar mais emoção”, explicou João Hackerott, meteorologista oficial da Semana de Vela de Ilhabela.

 

Contatos:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

Tel: +5511999498035

www.onboardsports.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s