eCycle+Realizado larga na frente da Classe C30 na Ilhabela Cup

Barco de Ilhabela com tripulação paulistana venceu a regata de percurso desta segunda-feira (23) pela competição que antecede a Semana de Vela

Ilhabela (SP) – Com o cancelamento da Regata Toque-Toque no último sábado por excesso de vento, Classe C30 correu pela primeira vez nesta segunda-feira (23). O barco eCycle+Realizado venceu a prova de percurso com 15 milhas após duelo acirrado com Caballo Loco junto à costa de Ilhabela. O vento sudoeste, fraco, não ultrapassou oito nós (15 km/h), em dia de céu azul e temperatura em torno de 23°C durante a regata.

sbnews-foto-20180724-02
Caballo Loco: segundo lugar (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

A prova abriu a Ilhabela Cup, competição criada para movimentar os barcos antes das regatas da Semana de Vela (SVI), a partir de quarta-feira (25), até sábado. Nesta terça, as regatas que encerram a Ilhabela Cup, para a Classe C30 serão válidas também para o Campeonato Brasileiro.

“A decisão sobre a tática antes da largada foi super difícil. Percebemos que junto à ilha tinha mais vento, mas também, mais correnteza. Arriscamos e deu certo. Velejamos no limite, com menos de um metro para a quilha em relação ao baixio”, contou o timoneiro do +Realizado, Carlos Biekarck. O barco do comandante José Luiz Apud superou o Caballo Loco no último bordo e conseguiu segurar o adversário em popa até a linha de chegada.

sbnews-foto-20180724-03
Media Day C30 a bordo do Caiçara (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

Caballo Loco marcou o +Realizado durante a maior parte da regata, evitando a ultrapassagem até quando pode. “A flotilha se dividiu na largada. Nós e o +Realizados optamos pela ilha, os demais partiram no rumo do continente. Foi uma briga boa”, afirmou o tático do Caballo Loco George Nehm, o Dodão.

A exemplo dos dois primeiros colocados, Loyal Red Nose logo depois também optou por velejar rente a ilha e se deu bem, conquistando o terceiro lugar. O atual campeão da SVI, Caiçara UV.Line chegou na quarta posição, seguido por Zeus, de Florianópolis; Kaikias e Barracuda. A primeira largada desta terça (24) está prevista para meio-dia.

sbnews-foto-20180724-04
A bordo do Barracuda (André Costa / HPE)

 

Media Day C30 – Caballo Loco, eCycle+Realizado, Caiçara UV.Line, Barracuda e Zeus, de Florianópolis, aproveitaram o domingo sem regatas para mostrar a 15 profissionais da mídia como é o trabalho a bordo durante uma regata. Os convidados se revezaram a bordo dos cinco barcos em duas provas. Zeus venceu a primeira; Caballo Loco, a segunda.

“Fizemos uma ação que me deixou muito feliz como comandante da Classe C30. Foi um dia especial porque, apesar do vento fraco, havia muita correnteza no canal e pudemos explicar aos jornalistas como a natureza determina a tática a ser adotada em uma regata. As tripulações foram muito receptivas e todos se divertiram”, enalteceu o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, também diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela.

sbnews-foto-20180724-05
Loyal Red Nose no Media Day (André Costa / HPE)

 

Primeira regata da Ilhabela Cup – Classe C30

1 – eCycle +Realizado – José Luiz Apud

2 – Caballo Loco – Mauro Dottori

3 – Loyal Red Nose – Marcelo Massa

4 – Caiçara UV.Line – Marcos de Oliveira Cesar

5 – Zeus – Inácio Vandresem

6 – Kaikias – José Roberto de Jesus

7 – Barracuda – Humberto Diniz

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s