Semana de Vela de Ilhabela promove ação ambiental de limpeza

Diretor de meio ambiente do YCI levará grupo voluntário para coleta de lixo no mar, próximo às áreas de regata

O Yacht Club de Ilhabela e a Semana de Vela de Ilhabela promovem, nesta terça-feira (24),  uma ação ambiental inédita. A partir de 9h30, um grupo liderado pelo diretor de meio ambiente Júlio Cardoso colocará os barcos na água não para velejar, mas para retirar o excesso de lixo boiando no mar. A ação é voluntária e aberta ao público e aos barcos participantes da competição.

sbnews-foto-20180723-19
Tubo de televisão na água FOTO | Júlio Cardoso

O objetivo é gerar mais conscientização para a necessidade de preservação ambiental, em especial o ambiente marinho, uma das bandeiras levantadas pelo Yacht Club de Ilhabela. Por conta própria, Júlio Cardoso vem fazendo o trabalho de retirada do lixo no mar há algum tempo, e conta que já encontrou desde garrafas plásticas até televisores.

De acordo com o ambientalista, um dos grandes problemas enfrentados na região de Ilhabela é a prática, já proibida, de soltar balões solares. Pretos e feitos de plástico, eles precisam apenas de calor para subir, e alguns chegam a 20 metros.

“Esses balões são um perigo para a aviação, podem prender-se nas hélices de aviões e helicópteros e gerar pane. E também são péssimos para o ambiente marítimo. Além de enroscar também nas hélices do barco, acabam na barriga das baleias e outros animais”, aponta Júlio Cardoso.

“Nós navegaremos até a Ponta da Sela ou um pouco mais além, para esta ação de retirada de lixo boiando no mar. Quem tiver barco, bote, jet ski, prancha de surf ou de stand-up paddle e quiser participar será muito bem-vindo.”

Velejadores em defesa do meio-ambiente

sbnews-foto-20180723-20
Bola natalina encontrada no mar FOTO | Júlio Cardoso

A ação ambiental desta terça-feira contará com a participação do catamarã Maré XX, comandado por Benoit Joufflineau, que está na disputa da 45ª Semana de Vela de Ilhabela na classe Multicascos, a novidade deste ano. Também terá o apoio da Meu Copo Eco Ilhabela, da AMAILHA – Associação de Amigos do Meio Ambiente de Ilhabela e da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.

 Meu Copo Eco 

A Race Village e o YCI contam com um estande do ‘Meu Copo Eco’, uma solução colaborativa que reduz a quantidade de lixo em eventos.

100% dos copos são reutilizáveis, contribuindo para o consumo consciente e possibilitando a redução de até 80% dos resíduos gerados.

As pessoas podem comprar copos para colecionar. Quem não quiser ficar, poderá devolver ao final do evento e o dinheiro investido será ressarcido.

sbnews-foto-20180723-22
Meu Copo Eco FOTO | Divulgação

 

Contatos:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

Tel: +5511999498035

www.onboardsports.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s