Itajaí Sailing Team inicia a 45ª Semana de Vela entre os cinco primeiros

5º colocado na Regata Alcatrazes, categoria ORC, a equipe itajaiense de vela disputa com cerca de 120 barcos e com os velejadores mais experientes da América Latina

A equipe de vela Itajaí Sailing Team (IST) iniciou na 45ª Semana de Vela de Ilhabela no sábado, 21, com a 5ª posição na categoria ORC na Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, considerada a mais longa das disputas – com cerca de 55 milhas náuticas – e também a mais tradicional. No trajeto os velejadores contornam a ilha de Alcatrazes, considerada um refúgio de vida silvestre.

A largada ocorreu às 11h10 com os barcos usando a vela de popa ou balão. Literalmente foi um início a favor do vento, no entanto, pouco tempo após a largada entrou uma frente fria, que fez que os veleiros Dynos, Itajaí Sailing Team, Montecristo e Pajero conseguissem ser os mais rápidos. O Montecristo foi o primeiro a passar por Alcatrazes para as 55 milhas de regata, no entanto, caiu para a sexta posição e foi o Criola 29 que liderou a disputa na ORC.

sbnews-foto-20180722-02
Foto: Fernando Rampelato/Divulgação

“A 45ª Semana de Vela de Ilhabela está sendo um campeonato de altíssimo nível, com velejadores de toda a América do Sul e o campeonato mais importante de vela oceano da América Latina”, comenta o comandante Marcelo Gusmão Reitz, revelando que a equipe teve alguns contratempos na metade do percurso.

“Diante do alto nível dos velejadores e das condições de vento, o resultado foi satisfatório. Esperamos nos recuperar nas outras disputas e garantirmos nosso quarto pódio em Ilhabela”. O Itajaí Sailing Team participa da Semana de Vela desde 2015, quando obteve a segunda colocação na categoria ORC. No ano seguinte foi vice-campeão na categoria IRC e terceiro colocado no ano passado.

Não tiveram disputas no domingo e as regatas Ilhabela Cup iniciam a segunda-feira, a partir das 12h. O Itajaí Sailing Team participa dessas disputas com uma tripulação de 11 velejadores formada por Edmundo Grisard, Gastão Furlin Filho, Fabiano Vitorino, Orlando França, Alexandre de Souza Filho, Vilnei Goldmeier, Gabriel Kieling, Fernando Rompelato (report on board), Rodolfo Binz Streibel e a velejadora mirim Brenda Furlin. O velejador olímpico Marcelo Gusmão Reitz é o comandante do IST e conta com o reforço do velejador Andre Fosenca (Bochecha), com três participações na Volvo Ocean Race e em três olimpíadas.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

 

Fontes para entrevista:

Alexandre Antonio dos Santos – Manager do IST: +1 (352) 777 8174

Gastão Furlin – Coordenador do projeto: (47) 996453281

Marcelo Gusmão Reitz – Comandante do Itajaí Sailing Team:(48) 99112 0132

Assessoria de Comunicação Social:

João Henrique Baggio: (47) 99959 3979 / (47) 3344 8606

Credito das imagens: Fernando Rampelato/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s