Pressionado por adversários, barco Caiçara vence Classe C30 em Ilhabela

Vitória na regata deste domingo (17) na Copa Suzuki foi por apenas meio barco de vantagem sobre eCycle+Realizado; Caballo Loco chegou em seguida

São Paulo (SP) – A Classe C30 garantiu a adrenalina no fim de semana (16 e 17/6) frio e chuvoso em Ilhabela, nas regatas da Copa Suzuki de Vela Oceânica. A segunda etapa, chamada de Warm Up para a Semana de Vela (20 a 28/7), terminou com duas vitórias do Caiçara UV.Line. O barco líder da competição venceu as provas, de percurso no sábado e barla-sota no domingo, sempre pressionado por eCycle+Realizado e Caballo Loco.

sbnews-foto-20180616-12
Vencedor da etapa, Caiçara (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Comandada por Marcos de Oliveira Cesar, a tripulação do Caiçara viveu dois dias de superação em Ilhabela. Sábado, o barco resvalou em uma pedra submersa e teve a quilha danificada. Domingo, sem tempo para reparar o dano, a equipe Caiçara UV.Line ainda teve de pagar duas penalidades de 360 graus e mesmo assim cruzou a linha de chegada meio barco à frente do +Realizado.

“O barco velejou machucado na regata de sábado e conseguimos nos manter à frente apesar do acidente. Tivemos rajadas de sul com mais de 20 nós. Domingo, o vento diminuiu de intensidade, com o sueste não passando de 12 nós. Primeiro, segundo e terceiro colocados andaram juntos o tempo todo. Comemoramos muito porque foi uma regata de superação para chegarmos à vitória”, enalteceu Marcos Cesar.

sbnews-foto-20180616-13

O principal rival do Caiçara, no fim de semana decisivo, eCycle+Realizado, mostrou progresso durante o Warm Up. “Foram dois dias sensacionais, apesar do frio e da chuva, com regatas muito equilibradas. O barco evoluiu como esperávamos. Cumprimos o objetivo e partiremos para cima na Semana de Vela de Ilhabela”, projetou o trimmer (responsável pela regulagem das velas) do +Realizado, Ricardo Apud.

sbnews-foto-20180616-14
eCycle+Realizado (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

A segunda etapa da Copa Suzuki alimentou a expectativa dos velejadores para a Semana de Vela de Ilhabela que, para a Classe C30, será simultânea ao Campeonato Brasileiro. “Na regata de sábado optamos por fugir do carrossel de barcos, o que nos tirou do baixio. Ao longo do percurso os ventos foram aumentando o que tornou a prova mais divertida. Subimos o Canal de São Sebastião com velocidade de 18 nós. Domingo, tivemos altos e baixos. Largamos bem, andamos bem de popa e conseguimos recuperar as posições perdidas devido às penalidades. Agora é foco total na Semana de Vela e no Brasileiro de C30”, afirmou o proeiro do Caiçara, Gabriel De Capitani.

sbnews-foto-20180616-15
Kaikias (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Com cinco vitórias em sete regatas, Caiçara ganhou a etapa e permanece na liderança da Copa Suzuki com sete pontos perdidos, considerando-se um descarte. Caballo Loco e +Realizado vêm a seguir com 13 pontos, mas com vantagem do Caballo Loco por ter obtido duas vitórias. O quarto colocado na classificação geral é o Kaikias, seguido por Barracuda.

sbnews-foto-20180616-16

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s