Martine Grael faz história e quebra recorde do pai na Volvo Ocean Race

Campeã olímpica ajudou o team AkzoNobel a percorrer mais de 601 milhas náuticas em 24 horas durante a disputa da nona etapa da regata. Marca anterior na competição foi feita pelo Ericsson 4, comandado pelo pai de Martine Grael, Torben Grael

A edição 2017-18 entrou para a história da vela oceânica nesta sexta-feira (25) com o recorde da competição de milhas velejadas em 24 horas.

Durante a disputa da nona etapa da Volvo Ocean Race, o team AkzoNobel conseguiu percorrer 601,63 milhas náuticas em um dia no Atlântico.

Foi superado o recorde anterior do campeonato, batido em 2008-09 pelo Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, com 596 milhas náuticas.

A bordo do team AkzoNobel está a filha de Torben Grael, a também campeã olímpica Martine Grael. ”Estou super feliz pela tripulação toda! Teve muita onda e estamos todos em pedaços”, contou Martine Grael.

A tendência pelas condições de navegação no Atlântico é que essa marca ainda seja quebrada novamente. O AkzoNobel lidera a nona etapa provisoriamente seguido por Team Brunel, que na véspera chegou ter a melhor marca.

Para se ter ideia do feito obtido no caminho de Newport (Estados Unidos) a Cardiff (País de Gales), o barco de Martine Grael é o V065, 5 pés menor e consequentemente mais lento do que o usado na campanha vitoriosa do Ericsson 4 na edição 2008-09.

”Bom demais ver suas conquistas e recordes serem buscados e quebrados pelos filhos. O que a Martine conseguiu com o team AkzoNobel é significativo levando-se em consideração que esses barcos de 65 pés são mais lentos e menores do que os nossos de 10 anos atrás”, disse Torben Grael.

Dono de cinco medalhas olímpicas e de um título de Volvo Ocean Race, Torben Grael sabe das dificuldades que a filha e os integrantes do team AkzoNobel estão enfrentando no Atlântico.

”Sei como são as condições durante esses períodos a bordo , portanto entendo que todos estarão bastante cansados agora, mas é uma sensação indescritível se percorrer 600 milhas náuticas em 24 horas – são 1.110 km aproximadamente em um barco à vela no oceano. É também mais uma conquista pessoal impressionante pra carreira dela”, completou Torben Grael.

O ETA – previsão de chegada – para os principais barcos em Cardiff é a noite de 28 de maio, com a maior parte da frota chegando ao longo da madrugada seguinte.

A nona etapa tem pontuação dobrada. O líder do campeonato é o MAPFRE, seguido pelo Dongfeng Race Team. O AkzoNobel de Martine Grael está em quarto no geral!

sbnews-foto-20180524-08
Leg 9, from Newport to Cardiff, day 5 on board Team AkzoNobel. The salt builds up in the eyes and makes helming really painful in these conditions. 24 May, 2018. Konrad Frost/Volvo Ocean Race

 


Saiba tudo que está ocorrendo na regata em http://www.volvooceanrace.com ou nas nossas mídias sociais @volvooceanrace
Os fãs também podem ler as novidades da prova no Twitter com @RaceExperts (em inglês).
O aplicativo da Volvo Ocean Race está disponível para iOS e Android.
Maiores informações:
Flavio Perez – Relações com a Mídia em Português
flavio.perez@volvooceanrace.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s