Definidos os campeões do Ubatuba Sailing Festival

Em mais um dia de sol e vento médio, Asbar IV, Dourado, Bravo I e Sous Le Vent ficaram com o ouro nas suas categorias

Chegou ao fim nesta segunda-feira o Ubatuba Sailing Festival. E o dia não poderia ter sido melhor. Com sol forte e vento médio, a Comissão de Regatas presidida por Cuca Sodré realizou uma regata de percurso médio para os 38 inscritos na competição. O evento é promovido pelo Ubatuba Iate Clube e este ano chega a sua nona edição.

Os barcos maiores, das classes IRC, ORC fizeram uma regata de 10 milhas, contornando a ilha das Cabras por Boreste, enquanto os outros barcos contornaram uma boia, em um percurso um pouco mais curto, com sete milhas. Na classe IRC, o título veio no desempate. O Asbar IV (Beneteau 35), de Jonas de Barros Penteado, não velejou tão bem na regata do dia, terminando na 5ª colocação, mas duas vitórias nas outras duas regatas garantiram o primeiro lugar na competição. A disputa foi acirrada com o Rudá (First 40), de Mario Martinez, terceiro na regata e segundo colocado geral com a mesma pontuação.

sbnews-foto-20180501-02

“As regatas foram muito disputadas, pena que faltaram alguns barcos de Ilhabela. Mas no geral o campeonato foi um sucesso, com nível muito alto! Esta regata de hoje foi muito técnica, o Cuca acertou a raia, com uma raia difícil. O Ubatuba Iate Clube está de parabéns por mais um campeonato muito bom!”, disse Jonas.

Na classe ORC, em uma disputa entre os veleiros 40.7 da Escola Naval, quem velejou melhor nesta segunda-feira foi o Marlim, de José Santos. Porém, no acumulado, o Dourado, de Arthur Silveira, ficou com o título.

“O começo do campeonato foi difícil, com pouco vento, mas conseguimos velejar bem nos dois primeiros dias e hoje acabamos ficando em segundo, mas deu para manter no topo. Dos dez tripulantes, apenas dois já tinham vindo velejar em Ubatuba, eu mesmo foi a primeira vez. Sabemos que tem alguns macetes e nós tentamos aprimorar e acho que deu certo”, disse o aspirante Arthur.

Já na RGS A, o Bravo 1 (Skipper 30), de Jorge Martinez, foi o mais rápido do percurso mais curto, cruzando a linha na primeira colocação, o que garantiu também o título da competição no acumulado. Na RGS B, o mesmo aconteceu com o Kamaiurá (F&C 43), de Francisco Miranda. Na C, o pessoal do Cação, Skipper 21 do Colégio Naval, comandado por Vitor Freitas, venceu todas as regatas e levou o título invicto.

Dentre os que fizeram o percurso mais curto, o Chrisnpin ( levou a melhor na regata

Na classe Bico de Proa, mais uma vez deu Sous Le Vent. O Bahamas 40 de Paulo Fonseca soube administrar melhor as rondadas de vento e chegou na frente, também garantindo o título invicto.

Após a regata os velejadores foram recebidos em terra com um churrasco e a tradicional canoa de cerveja, seguido da festa de premiação.

“Esta é a primeira regata que faço como Comodoro, então gostaria de agradecer primeiro aos velejadores, que sem eles não teríamos este resultado, aos patrocinadores e com certeza ano que vem faremos um evento maior e melhor, celebrando 10 anos de Ubatuba Sailing Festival com muita festa. O Clube está de portas abertas, à disposição de todos, para o que precisarem”, disse o Comodoro Wagner Salaro.

sbnews-foto-20180501-03

Resultados finais:

IRC:
1. Asbar IV, Jonas de Barros Penteado, 5 pontos perdidos
2. Rudá, Mario Martinez, 5 pp
3. Argos, Jaime Cupertino, 10 pp

ORC:
1. Dourado, Arthur Silveira, 4 ponto perdido
2. Marlim, José Santos Jr, 5 pp
3. Bijupirá, Mauricio Mello, 9 pp

RGS:
A

1. Bravo 1, Jorge Martinez, 5 pontos perdidos
2. Suduca, Marcelo Claro, 6 pp
3. Chrispin, José Chrispin, 8 pp

B
1. Kamaiurá, Francisco Miranda, 4 pontos perdidos
2. Calamar Rio, Pedro Santos, 7 pp
3. Cinco, Carsten Wegener, 7 pp

C
1. Cação, Vitor Freitas, 3 pp
2. Beiramar, Marco Aleixo, 8 pp
3. Ubá, Maurlio Santos, 12 pp

Bico de Proa
1. Sous Le Vent, Paulo Fonseca, 3 pontos perdidos
2. Cisco Kid, José Ortega, 6 pp
3. Gigante, Angelo da Cruz, 10 pp

Os resultados completos podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS).

O Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube e conta com o apoio de V.Bros, Renew Boats, Tintas International, Quantum Sails, Rádio Vozes.com, Revista Mariner, Fidelis Seguros, Farol das Tintas, Hotel Solar das Águas e Postos Flutuantes BR Mônaco e Ímola.

 

Mari Peccicacco

mari@peccicom.com 

(11) 983133147

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s