Itajaí Sailing Team é forte concorrente no Circuito Oceânico da Ilha de SC

Foto: Itajaí Sailing Team

O time disputa na categoria IRC e tem grandes chances de obter uma boa classificação da competição que abre o calendário brasileiro da vela

A bordo do veleiro homônimo da classe Soto 40, a equipe do Itajaí Sailing Team dá prosseguimento aos treinamentos para a 29 edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que acontece de 1º a 4 de fevereiro, em duas raias montadas na praia de Jurerê, em Florianópolis. O treinamento oficial, no local de realização das regatas, teve início ontem, 30, e prossegue por toda esta quarta-feira. O time itajaiense compete na categoria IRC e é um dos fortes concorrentes na disputa pelo título.

A primeira disputa, na quinta-feira, deverá ser uma regata longa de percurso. No entanto, o trajeto deve ser definido no dia da prova, de acordo com as condições de vento. Ainda estão previstas mais cinco regatas barla-sota por classe – ou uma regata de médio percurso e quatro barla-sota – para serem realizadas de sexta a domingo, sendo no máximo duas por dia. O percurso barla-sota é delimitado por duas boias alinhadas na direção do vento e cada trecho a ser percorrido entre elas é chamado de perna. Esse tipo de percurso possui apenas pernas de contravento e de empopado e não existe um número de pernas pré-estipulado por regata.

“Estamos otimistas e motivados com o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, que é uma das mais importantes disputas do país, abre o calendário brasileiro de vela de 2018 e é um circuito tradicional e de excelente nível técnico”, diz o coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, Gastão Furlin.

A equipe tem à frente do projeto Marcelo Gusmão Reitz, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 na classe Soling e comandante do barco, mais dez integrantes: Gastão Furlin, Claudio Copello, Alexandre Back, Fabiano Vitorino, Alexandre Souza, Edmundo Grisard, Vilnei Goldmeier, Gabriel Kieling dos Santos, Lucas Mazim e a velejadora mirim Brenda Furlin. O velejador André Fonseca (Bochecha), que já participou de três olimpíadas e três edições de Volvo Ocean Race é o técnico do Itajaí Sailing Team. O projeto tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex e Marina Itajaí.

Sobre o Itajaí Sailing Team:

O Itajaí Sailing Team é um time de vela criado para representar o município em competições oficiais e divulgar seu potencial náutico. Sua base é a Marina Itajaí, um dos mais modernos empreendimentos náuticos do Sul do Brasil.

O veleiro usado pela equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, com 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água.

É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, com deslocamento de 4.200kg.

Fontes para entrevista:

Gastão Furlin – Coordenador do projeto: (47) 996453281

Marcelo Gusmão Reitz – Comandante do Itajaí Sailing Team:(48) 99112 0132

Assessoria de Comunicação Social:

João Henrique Baggio: (47) 99959 3979 / (47) 3344 8606

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s