Terceira etapa da Volvo Ocean Race promete ser a mais dura

November 19, 2014. Leg 2 onboard Team Alvimedica. DAY 0. The start of Leg 2 from Cape Town, SA, to Abu Dhabi, UAE, sends the fleet off into the sunset with a quick exit and strong winds. Literally launched out of Cape Town and Table Bay, strong 35 knots send the fleet on its way south towards the turn east. November 19,2014. Leg 2 onboard Team Alvimedica. DAY 0. The start of Leg 2 from Cape Town,SA,to Abu Dhabi,UAE,sends the fleet off with a quick exit and strong winds. Literally launched out of Cape Town and Table Bay,strong 35 knots send the fleet on its way south towards the turn east.
Amory Ross/Team Alvimedica/Volvo Ocean Race Amory Ross/Team Alvimedica/Volvo Ocean Race

Terceira etapa da Volvo Ocean Race promete ser a mais dura até agora

A terceira etapa da Volvo Ocean Race começa neste domingo (10) prometendo ser uma das mais difíceis para as sete equipes que disputam a competição de Volta ao Mundo. O barcos partem da sul-africana Cidade do Cabo para Melbourne, na Austrália, para 6.500 milhas náuticas nos mares do sul.

E logo de cara, os velejadores terão pela frente ventos fortes de até 40 nós. O famoso “Cape Doctor”, vento que sopra do Sudeste durante os meses de verão, dará o tom. Depois é a vez dos ventos da Latitude 40. As ondas gigantes e o frio intenso também fazem parte da perna.

”Na verdade estou bem nervosa para essa próxima perna, pois nunca fiz isso antes e fazer em competição é muito intenso. É uma etapa que passa pelos mares do sul com uma quantidade de risco muito grande envolvido. São ondas varrendo o barco e a pressão da água forte. As ondas mais a velocidade do barco tornam a travessia bastante difícil e perigosa! Até pequenas lesões podem se tornar um problema durante a regata! É uma perna muito fria, dura e longa. Uma dessas etapas que fazem as lendas”, disse a brasileira Martine Grael, integrante do AkzoNobel.

“Pode ter muito vento durante a primeira semana e altas velocidades”, concordou Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng Race Team. “Eu acho que vai ser uma perna fantástica”.

O holandês Bouwe Bekking, do Team Brunel, também opinou sobre a terceira etapa. “Devemos lembrar que é o final da primavera, apenas no início do verão e o inverno acabou de passar no Hemisfério Sul, de modo que a água ainda está fria”, disse o veterano. ”Essa era a perna que tinha mais quebra. Os barcos hoje são mais fortes do que antes, mas ainda assim as coisas podem acontecer”.

Decidir quando imprimir mais velocidade e quando reduzir para proteger a tripulação e o equipamento é um equilíbrio que precisa ser adotado. A etapa é importante, pois esta é a primeira a valer dobrado. O vencedor irá somar 15 pontos (7 x 2 = 14 mais um bônus de 1 ponto).

“Eu acho que temos muita experiência em nosso barco e temos que confiar nessa experiência nos mares do sul”, explicou Charlie Enright, do Vestas 11th Hour Racing. ”Para terminar primeiro, você deve primeiro terminar a prova em Melbourne”.

O campeonato é liderado pelo espanhol MAPFRE, seguido pelo Dongfeng Race Team e Vestas 11th Hour Racing.

O início do Leg 3 está programado para as 10h e será transmitido ao vivo no site www.volvooceanrace.com, além da nossa página do Facebook e no nosso aplicativo para dispositivos móveis.

 

Saiba tudo que está ocorrendo na regata em www.volvooceanrace.com ou nas nossas mídias sociais @volvooceanrace

Os fãs também podem ler as novidades da prova no Twitter com @RaceExperts (em inglês)

O aplicativo da Volvo Ocean Race está disponível para iOS e Android.

 

Maiores informações:

Flavio Perez – Relações com a Mídia em Português
flavio.perez@volvooceanrace.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s