Equilíbrio na definição dos dez finalistas da SSL nas Bahamas

Largada em Nassau (Carlos Borlenghi / SSL)

Brasil pode seguir às quartas de final com cinco representantes; Scheidt e Maguila estão praticamente garantidos; Lars, Samuca e Bruno Prada brigam pela vaga

Nassau (BAH) – O terceiro dia da Star Sailors League Finals manteve cinco dos oito brasileiros com chances reais de chegar às regatas eliminatórias programadas para este sábado (9). Robert Scheidt e Henry Boening, na segunda colocação, estão praticamente garantidos. As duplas Lars Grael e Samuel Gonçalves, assim como e Bruno Prada e o sueco Freddy Loof, em nono e sétimo lugares, respectivamente, após oito regatas, disputam vaga entre os dez primeiros. 

Mais três provas estão programadas para esta sexta-feira (8), totalizando 11 regatas e um descarte. Com vento nordeste de fraca intensidade, os norte-americanos Mendelblatt e Fatih venceram a primeira prova do dia, chegando à terceira vitória no campeonato. Na regata seguinte foi a vez dos italianos, com o campeão da Louis Vuitton Cup, Bruni, e seu proeiro Colaninno vencendo de ponta a ponta entre 25 duplas.  

Scheidt e Maguila: rumo às finais (Carlos Borlenghi / SSL)

O segundo lugar na segunda regata levou Mendelblatt e Fatih a assumirem a liderança da primeira fase, com Scheidt e Maguila em segundo e os italianos Negri e Lambertenghi em terceiro lugar. A dupla Torben Grael e Guilherme de Almeida obteve 18º e 20º lugares. Arthur Lopes (Tutu) e o alemão Merkelbach ficaram na oitava e 13ª colocações.

Uma penalidade sofrida na segunda regata por ter encostado na boia de contravento custou a liderança da fase à Robert e Maguila, após segundo e 19º lugares. Este último resultado passou a ser descartado. A previsão para esta sexta-feira é de ventos mais fortes, o que motivou a Comissão de Regatas a deixar três provas para o último dia de classificação. 

Lars e Samuca: apoio da Marinha (Carlos Borlenghi / SSL)

Brasil x Brasil – Bruno Prada e Lars Grael disputam diretamente uma vaga nas quartas de final. Nas atuais posições, as duplas de ambos estariam classificadas. Prada foi ouro com Scheidt em 2013 e prata com o neozelandês Hamish Pepper em 2015, em Nassau. Lars estreia na SSL Finals. “A briga está boa e estamos no meio da disputa. São sete ou oito barcos para três ou quatro vagas. A intensidade do vento deve aumentar e faremos três boas regatas para garantirmos as finais”, afirmou Prada, tetracampeão mundial de Star.

Apenas quatro pontos separam os barcos posicionados entre sétimo e décimo lugares, o que exige máxima concentração dos tripulantes. “Estamos em nono lugar, perto do sétimo e oitavo, mas também, do décimo e do décimo primeiro. Com mais três regatas, o jogo está aberto e tudo pode acontecer. Temos de manter o foco na classificação e partirmos para sábado, quando zera tudo”, desejou o medalhista olímpico Lars Grael.   

Formato exclusivo – Estão previstas 11 regatas classificatórias de 5 a 8 de dezembro com os 25 barcos na raia. Os dez primeiros seguem para o último dia de competição, sábado (9) para as disputas eliminatórias de quartas de final, semifinal e final, com oito, seis e quatro barcos respectivamente. O vencedor da primeira fase passa diretamente à final, enquanto o segundo colocado entra apenas na semifinal.

A emoção da SSL Finals será transmitida ao vivo pelo site: starsailors.com, incluindo-se as participações de comentaristas especializados e convidados especiais no estúdio. Na água, câmeras de alta tecnologia e o sofisticado sistema “Virtual Eye 3D Graphics”, alternarão imagens reais da Baia de Montagu com a telemetria das regatas, apontando distância, velocidade e classificação dos barcos em tempo real. 

Torben e Guilherme (Carlos Borlenghi / SSL)

Classificação após 8 regatas (1 descarte)

1 – Mendelblatt/Fatih (EUA) – 23 pontos perdidos

2 – Scheidt/Boening (BRA) – 31 pp

3 – Negri/Lambertenghi (ITA) – 35 pp

4 – Cayard/Trinter (EUA) – 48 pp

5 – Buhl/Koy (GER) – 49 pp

6 – Bruni/Colaninno – 60 pp

7 – Loof/Prada (SUE/BRA) – 64 pp

8 – Rohart/Ponsot (FRA) – 65 pp

9 – Lars/Samuca (BRA) – 66 pp

10 – Goodison/Kleen (GBR) – 67 pp

18 – Merkelbach/Lopes (GER/BRA) – 105 pp

23 – Torben/Guilherme (BRA) – 132 pp

 

Rachele Vitello – rachele.vitello@starsailors.com
Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s