Yacht Club Paulista é homenageado pela Marinha do Brasil

Oficiais da Marinha no YCP (Luhan Grolla/YCP)

Personalidades civis, militares e instituições recebem Medalha Amigo da Marinha, no Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo

São Paulo (SP) – O 8º Distrito Naval condecorou nesta semana (6/11), em São Paulo, personalidades e entidades que atuam na disseminação da mentalidade marítima e contribuem para a Marinha do Brasil. Representando o Yacht Club Paulista (YCP), o comodoro José Agostini Roxo recebeu a Medalha Amigo da Marinha, do vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval.

Velejadora da Marinha em regata do YCP (Luhan Grolla/YCP)

Também paraninfo na cerimônia, o capitão de mar e guerra, Souza, participou da entrega das medalhas aos homenageados. “Para a Marinha é um conforto constatar nos clubes e marinas, ações que nos ajudam a zelar pela segurança. Quando verificamos que o clube é realmente um parceiro, como o Yacht Club Paulista, reconhecemos por meio da Medalha Amigo da Marinha, destacou o comandante Souza.

O presidente da Soamar (Sociedade Amigos da Marinha) de São Paulo, Paulo Marinheiro, ratificou em seu discurso de abertura a finalidade do evento. “Essa condecoração foi instituída para agraciar instituições e personalidades, civis e militares sem vínculo com a Marinha do Brasil, mas com serviços relevantes para difundir a importância do mar no desenvolvimento de nossa pátria”.

Comandante Guerreiro e comodoro Roxo (Divulgação/Marinha do Brasil)

Respeito e disciplina – Ao longo de seus 85 anos, o Yacht Club Paulista sempre esteve ao lado da Marinha, em favor dos ideais e da disciplina que regem os esportes náuticos, condição que ratificou a homenagem ao comodoro. “A Marinha representa a alma de qualquer Iate Clube no mundo e nada mais justo do que reverenciar e promover sua existência, seus conceitos e suas tradições”, enalteceu Roxo após ser condecorado.

A Marinha tem participado de forma efetiva dos principais momentos do YCP, inclusive levando sua equipe de velejadores para a regata do Classic Sailing Festival em 2016. “É uma honra para o Yacht Club Paulista ter o atual comandante do 8º Distrito Naval como sócio honorário. Nós e a Marinha possuímos interesses comuns, como os projetos de segurança para a navegação consciente na Represa Guarapiranga”, afirmou Roxo.

Ainda estiveram presentes à condecoração, o vice-almirante Zanella, contra-almirantes Bernardo e Médici, além dos presidentes da Soamar de Santos, Sorocaba e Campinas. Ao final do evento, foi realizado o Cerimonial à Bandeira, tradição naval acompanhada pelos 74 agraciados, demais convidados e oficiais da Marinha do Brasil.

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s