VI Circuito Marreco de Vela- Resultados da quinta Etapa – 21/10/17

Foto: Classe Marreco

MARRECOS CORREM SEU CAMPEONATO, AO CONTRÁRIO DAS DEMAIS CLASSES!

Enquanto outras classes cancelavam suas regatas devido ao baixo nível das águas da Represa de Guarapiranga que, com a estiagem e um assoreamento que assustadoramente vem prejudicando o esporte, a Classe Marreco realizou no último sábado, dia 21 de outubro de 2017, a quinta etapa do VI Circuito Marreco de Vela.

Enquanto os aplicativos meteorológicos indicavam um vento com rajada de até 13 nós, a realidade se mostrava outra: a brisa não passou de 5 / 5 nós, fazendo com que os velejadores usassem de todas as suas habilidades para não só fazerem uma boa largada, como também tirarem proveito das eventuais rondadas e pequenas rajadas que apareceriam.

Nove barcos se alinharam na raia montada em frente ao Sailing Center pelo juiz da regata, o Adrian Meusburger, da VIVANTSP.

A liderança esteve com Falcão Peregrino na primeira bóia e até próximo à segunda marca, as Ilhas Carecas.  Na primeira perna todos estavam bastante juntos, com PS no encalço de Falcão e superando Gulliver e Adesso.  Na segunda perna, em direção às Ilhas Carecas, parte da flotilha seguiu por baixo, em direção à Ilha dos Macacos, onde o vento parecia melhor.  Estes se deram mal, com exceção de Gulliver, a que conseguiu manter-se em terceiro.  Falcão Peregrino, Adesso e Salgadinho escolheram o lado direito da raia e se deram melhor.

Com alguns rápidos e curtos bordos, Adesso conseguiu, vindo da quarta posição, ultrapassar a todos e fazer a ilha em primeiro.  Banzeiro também soube aproveitar-se de algumas breves rajadas e passar Salgadinho e Intruso, assumindo o quinto no contorno da ilha.

Com uma boa trimagem de seu balão, foi aos poucos galgando mais posições, até superar PS e Forgada e firmar-se em quarto, pois Gulliver resistiu e não cedeu seu posto.  Daí em diante, as posições se consolidaram, com Adesso vencendo com uma segura distância à frente dos demais. Nelcides Marcondes de Souza, o Coca, do barco PS, contou esse momento: “Estávamos nos aproximando da segunda marca, a Ilha Careca grande, nós e o Falcão Peregrino disputando a liderança;  os outros todos estavam a uma segura distância.  Estávamos em uma marcação serrada, e a pouca distância.  Eu fazia, ele copiava;  ele fazia eu copiava.  Um não tirava o olho do outro… De repente, eu vejo passar uma sombra por trás da minha vela … era o ADESSO passando num vento que “não existia” e pavimentando o primeiro lugar”.

Como de costume, a premiação foi feita durante o churrasco de confraternização, quando forma entregues os troféus oferecidos pelo patrocinador oficial, o Jornal Almanáutica (www.almanautica.com.br), assim como o sorteio dos brindes ofertados pelo Jornal (1 Anuário de Vela http://www.anuariobrasileirodevela.com.br/, um livro Uma Família pela Costa Leste e um DVD com o respectivo vídeo, de autoria de Ricardo Amatucci).  Houve também o sorteio do vale desconto de 15% oferecido pelo apoiador Loja Velamar (www.velamar.com.br).   A Classe Marreco também recebe o apoio de: LGA Produções Audiovisuais (https://www.lgaproducoesaudiovisuais.com ), CYF (www.cyf.com.br ) e AFETIAN (www.afetian.com.br).  A juria foi realizada com barcos e pessoal da VivantSP (www.vivantsp.com.br ).

 

Resultado:

1º – Adesso (61) – Wilson Kato e Madalena Kato

2º – Falcão Peregrino (19) – Henrique Cabette e Antonio Correa

3º – Gulliver (91) – Reynaldo Cagnin Jr e Ricardo Nini

4º – Banzeiro (98) – Marcelo Rustiguer

5º – PS (06) – Nelcides Marcondes de Souza e Maria Helena de Mesquita Pinto Souza

6º – Forgada (27) – Fernando Martins e Peter Loyens

7º – Intruso (73) – Isnard Xavier e Manoel Xavier

8º – (troféu Tartaruga) Salgadinho (207) – Renato Olandim e Alberto Henrique Rezende

9º – Esconderijo – Antonio Ferreira Lima e Elias Ângelo

 

A classificação geral, com descartes, está assim:

Um abraço!

 

Victor S. Neubern Jr.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s