Sudeste de Laser exige paciência e técnica do velejar na Guarapiranga

Largada da regata de abertura (APJ Esportes)

Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe Laser, organizado pelo Yacht Club Paulista, reúne 33 barcos de São Paulo, São Sebastião e Vitória (ES)

São Paulo (SP) – O vento demorou a chegar na Represa Guarapiranga, mas valeu a espera. O sueste entre 8 e 9 nós, cerca de 16 km/h, proporcionou uma regata bastante técnica aos 33 barcos na abertura do Campeonato Sudeste Brasileiro de Laser nesta quinta-feira (12), com sede no Yacht Club Paulista (YCP). Na categoria Standart, vitória de Stefano Mazzaferro, do YCSA. Victor Demarchi, também do YCSA, venceu na Radial, enquanto Julliétty Tesch, de Vitória (ES), foi a primeira na Laser 4.7.

Albert Lisbona, 74: energia máster (Paola Prada / YCP)

A largada prevista para às 13h foi adiada por mais de duas horas porque o vento estava “zerado” na represa. A paciência dos velejadores foi recompensada. “Valeu a pena esperar. Com vento mais fraco, tivemos uma regata bastante tática. É preciso saber velejar no vento forte e no fraco. Uma regata que salvou o dia. Foi divertido”, afirmou entusiasmado, Albert Lisbona, velejador máster do YCP, após esbanjar vitalidade na raia da categoria 4.7, com a experiência de seus 74 anos.

Juliétty Tesch, de Vitória-ES (Paola Prada / YCP)

Por outro lado, a vencedora da 4.7, Juliétty Tesch, tem apenas 16 anos, o que demonstra a ampla acessibilidade da vela. “Estou mais acostumada a velejar no mar, onde o sal deixa o barco ‘mais leve’, mas gosto de correr na represa porque a raia é bem mais técnica e exige atenção total do velejador para cada rajada”, considerou a capixaba tetracampeã brasileira e líder do ranking nacional de Laser 4.7.

Velejadores de São Paulo, São Sebastião e Vitória retornam ao Yacht Club Paulista nesta sexta-feira (13), novamente com previsão de ventos fracos. O campeonato segue até domingo com duas regatas por dia a partir das 13h00, se as condições permitirem. A previsão de ventos mais fortes fica para sábado e domingo, o que deve levar emoção à reta final do campeonato. Após a quinta regata será descartado o pior resultado e depois da sétima, serão dois descartes.

Disputa no contravento (Paola Prada / YCP)

Primeiros colocados após primeira regata

Laser Standard

1 – Stefano Mazzaferro (YCSA)

2 – Stephan Kunath (YCSA)

3 – Caio Sena (BL3)

 

Laser Radial

1 – Victor Demarchi (YCSA)

2 – Jayme de Paula (YCP)

3 – Felipe Fonseca (YCSA)

 

Laser 4.7

1 – Juliétty Tesch (Vitória-ES)

2 – Aleksandros Motta (YCSA)

3 – Micael Cruz (São Sebastião-SP)

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s