Classe HPE 25 volta a competir na Represa Guarapiranga

Largada de HPE 25 na Guarapiranga – Douglas Moreira / Fisheye Image

Após ciclo de regatas em Ilhabela, 4ª Etapa do High-End, com sede no Yacht Club Paulista, reuniu dez barcos HPE 25 neste fim de semana (26 e 27)

São Paulo (SP) – A Flotilha Guarapiranga movimentou a represa paulistana neste fim de semana (26 e 27/8) com acirrada disputa entre dez barcos da classe HPE 25 na 4ª Etapa do Ranking High-End do Yacht Club Paulista (YCP). Com primeiro e segundo lugares em duas regatas, o Bond Girl (YCSA), do timoneiro Rique Wanderley, venceu a etapa seguido por Java e Ubuntu.

Bond Girl em Ilhabela – Marcos Méndez / SailStation

Nos dois dias de regatas o vento sueste não ultrapassou dez nós (18 km/h), o que exigiu perícia das tripulações formadas por quatro velejadores, principalmente em relação à tática.  A maioria dos barcos ainda não havia competido na represa após o Campeonato Brasileiro e a Semana de Vela, ambos em Ilhabela, em junho e julho, respectivamente.

Monivox, de Ilhabela – Monivox, de Ilhabela

O High End marcou a estreia do Java, de Felipe Nabuco, com o bicampeão pan-americano de Lightning, Mario Buckup, no leme. “Estamos aprendendo, mas já é possível perceber que o barco é bastante sensível. Gostei muito de velejar com o assimétrico grande (vela balão). No contravento é preciso dar velocidade ao barco para que se sustente porque a quilha é estreita”, avaliou Buckup.

Acostumado a velejar em várias classes de monotipos e de oceano, o timoneiro do Java elogiou o HPE 25. “O Java é um dos primeiros da classe produzidos pelo estaleiro carioca Riostar. O barco está muito bem construído em relação aos cabos, ferragens e tudo mais. O segundo lugar está ótimo para quem está aprendendo e testando o barco”, comemorou Buckup, que além de Nabuco, teve o filho Marc e Pedro da Luz na tripulação do Java.

HPE 25 sobe a serra – A criação da Flotilha Guarapiranga tem motivado comandantes da classe HPE 25 a transferir o barco do litoral norte para a capital paulista como, por exemplo, Eduardo Antão, do Monivox, habitualmente instalado no Grêmio de Vela de Ilhabela (GVI). “Moro próximo ao YCP e agora poderemos treinar mais vezes. Manter a flotilha em São Paulo vai tornar barcos e velejadores mais ativos”, afirmou Antão.

Com as regatas mais próximas de casa, o velejador lembra que ficará mais fácil contar com amigos e familiares para formar tripulação. “Estou correndo o campeonato com meu filho Rafael, de dez anos, a bordo. Ele está conhecendo a vela mas também gosta de jogar tênis e inclusive venceu um torneio aqui mesmo no YCP neste ano. Regata de HPE 25 com dez barcos na raia é sensacional”, destacou o comandante do Monivox.

Vencedor da regata de sábado, o atual campeão brasileiro, Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, acabou desclassificado por queimar a largada na prova de domingo. O tático da embarcação, André Fonseca, o Bochecha, enalteceu a disputa. “O importante é que estamos vendo gente nova na raia a cada regata, além do retorno daqueles que estavam parados. Se considerarmos 15 barcos, são 60 velejadores”.

Bochecha lembrou também do aspecto ambiental da Guarapiranga, que tem sido importante para motivar as tripulações. “A represa está mais limpa com a redução de algas e de lixo sólido na superfície. Outra vantagem, quem mora em São Paulo sai de casa apenas uma hora antes da largada. O HPE 25 atende a todos os velejadores, é simples e competitivo. Deveria ser adotado como barco-escola pelos clubes náuticos”, recomendou o velejador olímpico.

Classificação 4ª Etapa Ranking High-End

1 – Bond Girl (Rique Wanderley – YCSA): 2 + 1 = 3 pontos perdidos

2 – Java (Felipe Nabuco – YCP): 3 + 2 = 5 pp

3 – Ubuntu (Leonardo Prioli – YCP): 5 + 3 = 8 pp

4 – Monivox (Eduardo Antão – YCP): 4 + 4 = 8 pp

5 – Phoenix (Eduardo Souza Ramos – YCP): 1 + 11 = 12 pp

6 – Sururu (Felipe Brito – YCSA): 8 + 5 = 13 pp

7 – Espetáculo (Luis Staub – YCSA): 6 + 7 = 13 pp

8 – Rex (Ricardo Costa – YCSA): 7 + 8 = 15 pp

9 – Vento (Martin Lowy – YCSA): 11 + 6 = 17 pp

10 – Smart (André Brumer – YCP): 9 + 9 = 18 pp

 

Ary Pereira Jr.
ary70jr@hotmail.com
(11) 99275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s