Ideal olímpico une Yacht Club Paulista e EC Pinheiros

Regata organizada pelo YCP (Douglas Moreira / Fisheye Image)

Convênio firmado entre os dois tradicionais clubes tem como meta atrair esportistas para a Represa Guarapiranga e fortalecer a vela de formação

São Paulo (SP) – A vocação náutica do Yacht Club Paulista (YCP) e a tradição olímpica do Esporte Clube Pinheiros (ECP) leva os dois clubes a aliarem suas forças em favor da vela. A modalidade que soma 18 medalhas olímpicas, sendo sete de ouro, contará com a parceria do Pinheiros, reforçando a sólida estrutura e da credibilidade adquiridas pelo YCP ao longo dos 85 anos de uma vitoriosa história dentro e fora da água.

Após ter sido oficialmente referendado na reunião do Conselho Deliberativo do Yacht Club Paulista em 7 de agosto, o convênio será apresentado de modo mais efetivo aos associados do YCP em 19 de agosto, sábado, quando o clube receberá em sua sede, na Represa Guarapiranga, campeões e principais velejadores que ajudaram a construir a história do YCP.

Pier do YCP na Guarapiranga (YCP / Divulgação)

Passam pelas conquistas do YCP, esportistas consagrados como, Bruno Prada, tetracampeão mundial de Star e ganhador de duas medalhas olímpicas na mesma classe; Jorge Zarif, o mais jovem campeão mundial de Finn da história, e o lendário Joerg Bruder, tricampeão mundial de Finn. O Pinheiros, ratificando sua força olímpica, levou 62 atletas e 12 técnicos à última edição dos Jogos, no Rio de Janeiro, em 2016.

A aproximação entre ambos os clubes vem se aprimorando desde 2014 com a meta de se contemplar a vela. O comodoro do YCP, José Francisco Agostini Roxo, prevê uma promissora relação esportiva. “O Pinheiros trará o apoio necessário para o fomento da vela, formação de equipes e desenvolvimento da escola infantil. Conciliaremos os interesses dos clubes, preservando-se, porém, a identidade e a soberania do YCP”, afirma Roxo. Os clubes ainda se dispõem a trabalhar juntos em projetos e editais destinados a verbas de incentivo ao esporte.

Classe Optimist: base e formação (Douglas Moreira / Fisheye Image)

A mais completa estrutura náutica entre os clubes da Guarapiranga estará à disposição dos esportistas do Pinheiros. São três hangares com área total de 2.600 m² e capacidade para abrigar centenas de barcos. O YCP inaugurou em dezembro o piso em concreto intertravado, favorecendo os usuários de veleiros, lanchas, barcos a remo, canoas, caiaques, pranchas de sup e até esquis. Oito quadras de tênis, piscina, lanchonete e restaurante também contemplam a parceria entre os clubes, assim como a prática do wakeboard.

Complexo de tênis do YCP (YCP / Divulgação)

Base e alto rendimento – O diretor de Vela, Alberto Hackerott, assíduo praticante da classe Snipe, saúda os novos frequentadores e projeta uma fase de ascensão para a vela. “O convênio renderá muitos frutos para ambos os clubes. O Pinheiros terá acesso a uma nova modalidade olímpica enquanto o YCP terá um fluxo de centenas de crianças de 8 a 14 anos. Com a iniciativa, o YCP terá que se estruturar para uma nova era na vela, tanto na base quanto competitiva”.

A possibilidade de levar seus associados para a Represa Guarapiranga e conhecer de perto um esporte que é sinônimo de medalhas para o País, empolga a diretoria do Pinheiros. “Atualmente desenvolvemos 16 modalidades olímpicas e agora plantaremos mais uma semente para nossos associados. Possuímos três mil crianças com idades entre 4 e 14 anos e potencial para serem beneficiadas pela parceria que certamente irá mobilizar seus pais”, considera Mário Gasparini, diretor Comercial e de Marketing do Pinheiros.

O diretor de Esporte Olímpico e Formação, Arnaldo Queiroz, acredita que o convênio ampliará a vocação esportiva do Pinheiros. “O convênio com o Yacht Club Paulista é um incentivo para a iniciação à vela e oferecerá aos nossos associados mais uma oportunidade nos esportes náuticos, além do remo e canoagem já praticados na raia da USP”, comemora Queiroz.

Vista panorâmica do YCP (YCP / Divulgação)

Recentemente, em outubro de 2016, o YCP estabeleceu parceria com o Iate Clube de Santos (ICS), favorecendo o intercâmbio de velejadores entre Baixada Santista e Capital. As parcerias do YCP se estendem ainda ao gaúcho Veleiros do Sul (VDS), um dos mais tradicionais clubes náuticos do País e exemplo na elaboração de projetos com verba de incentivo ao esporte.

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s