Pará: A viagem do primeiro brasileiro ao redor do mundo.

Pará (velejador)

Carlos Eduardo Figueiredo, mais conhecido como Pará, foi um velejador e consultor náutico.

Ele foi o primeiro velejador brasileiro a dar a volta ao mundo de veleiro de bandeira brasileira com tripulação.

A viagem partiu do Rio de Janeiro a bordo de seu veleiro El Milagro, em abril de 1977 e retornando em junho de 1980. A tripulação de saída constava do capitão Pará, sua companheira Lúcia, o amigo João Paulo Holzmeister e mais um tripulante.

Foto no JB – Jornal do Brasil anos 1980

Viagem de volta ao mundo em veleiro

O trajeto realizado prezava a navegação pelas latitudes tropicais. Assim, partindo do Rio de Janeiro, subiram a costa brasileira até Natal, seguindo posteriormente para o Caribe (passando pelas Ilhas de Barbados, Santa Lúcia, Martinica, Dominica, São Bartolomeu, Ilhas Virgens), Colômbia, para depois atravessar o Canal do Panamá, e entrar no Oceano Pacífico em direção ao Equador (Guayaquil).

Foto no JB – Jornal do Brasil anos 1980

Dali, rumando para o Arquipélago de Galápagos, foram para a Polinésia Francesa (Ilhas Marquesas), Arquipélago dos Tuamotus, Taiti, Tonga, Fiji, Austrália (Brisbane) e subiram a costa pela Grande Barreira de Corais até o Estreito de Torres, que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Índico.

Foto no JB – Jornal do Brasil anos 1980

Após, prosseguiram para a Ilha de Bali (Indonésia), e posteriormente para Ilha Christmas, Arquipélago de Cocos, Ilhas Rodrigues, Ilha Maurício, passando por Durban e voltando ao Oceano Atlântico para a Cidade do Cabo. O caminho de retorno ao Rio de Janeiro foi realizado via Ilha de Santa Helena e Ilha de Trindade, atracando no cais do Iate Clube do Rio de Janeiro em junho de 1980, assim finalizando a viagem de volta ao mundo.

Ilustração da primeira parte do trajeto realizado na viagem de Pará com sua tripulação pelo Oceano Pacífico – Por Revista Vela e Motor – Revista Vela e Motor – Página 45 – Ano IV, Nº42, Setembro de 1980
Ilustração da segunda parte do trajeto realizado na viagem de Pará com sua tripulação pelo Oceano Índico e Atlântico. – Por Revista Vela e Motor – Revista Vela e Motor – Página 45 – Ano IV, Nº42, Setembro de 1980

 

O veleiro

  • Nome: El Milagro
  • Designer: German Frers (pai)
  • Modelo: One-off de 43 pés – veleiro construído para regata em Buenos Aires
  • Ano: 1975
  • Material: Cedro com quilha de 3.000 Kg de chumbo
  • Armação: Yawl
  • Característica: Possuía um Trim-tab que ajudava na manobra do veleiro.
  • Comprado em Buenos Aires no ano de 1975 por Carlos Eduardo Figueiredo e, no mesmo ano, troca da bandeira para a Brasileira.
  • Em junho de 1984, após dar a volta ao mundo (finalizada em 1980) e, separado da sua esposa, realiza uma nova viagem pelo norte do Brasil onde passou por Fernando de Noronha, Natal, João Pessoa, entre outros. Nesse mês e ano, em Porto-Seguro, à noite, enquanto estava ancorado, abastecido e pronto para realizar a viagem de retorno ao Rio de Janeiro, o veleiro pegou fogo. Carlos Eduardo, que estava em terra, foi avisado e retornou rapidamente à embarcação. Tentou entrar pela gaiuta de proa, que havia deixado aberta, para pegar o extintor, contudo, o ar que entrou pela gaiuta alimentou ainda mais o fogo que ficou incontrolável, restando, então, somente a opção de abandonar o veleiro. O veleiro afundou ali mesmo no seu ancoradouro.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1_(velejador) – Reprodução autorizada pelo autor, Carlos Eduardo Figueiredo, conforme texto recebido por e-mail na quarta-feira, 12 de abril de 2017 17:07 abaixo:

Assunto: Mensagem via site SailBrasil de Carlos Eduardo figueiredo

Mensagem: Senhores, gostaria de adicionar meu nome na sua lista de velejadores e artigo sobre a viagem que fiz de volta ao mundo em 1977. Tenho a publicação na Wikipédia sob o nome PARÁ (Velejador) ou meu nome ou velejadores brasileiros ou velejadores do Rio de Janeiro.

Atenciosamente,

Carlos Figueiredo

2 comentários em “Pará: A viagem do primeiro brasileiro ao redor do mundo.”

    1. Boa tarde Calu… acabei de enviar um e-mail para o Carlos Figueiredo (Pará) informando que você quer falar com ele e passando seu e-mail para que ele possa entrar em contato direto.

      Fico a sua disposição!

      Bons ventos!

      Max Gorissen

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s