Regatas comemoram 85 anos do Yacht Club Paulista

Duelo na Copa Paulista (Douglas Moreira / Fisheye)

Aniversário do YCP movimentou o fim de semana na Guarapiranga com festa na sede social e regatas da 5ª Etapa da Copa Paulista na represa

São Paulo (SP) – Comemorações na água e em terra firme marcaram o fim de semana dedicado aos 85 anos do Yacht Club Paulista, um dos mais tradicionais clubes náuticos do País. A vocação para a vela foi demonstrada na 5ª Etapa da Copa Paulista, com 50 barcos competindo sábado e domingo (6 e 7/5) em três regatas na Represa Guarapiranga.

Na noite de sábado o Comodoro do YCP, José Agostini Roxo, recebeu cerca de 150 convidados na sede social para a comemorar a data. “É gratificante constatar o empenho de associados e diretores na construção de uma vitoriosa história de 85 anos. Nossos campeões mundiais são exemplos de dedicação ao esporte, mas também tenho orgulho da eficiência do clube em formar cidadãos”, discursou Roxo.

Comodoro Roxo e convidados (Douglas Moreira / Fisheye Images)

Presentes à cerimônia, o vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval, e o presidente vitalício do Conselho Deliberativo do YCP, Jorge Prada, pai do tetracampeão mundial e medalhista olímpico, Bruno Prada, enalteceram a relevância do clube nos âmbitos esportivo e social. Também foram homenageados os fundadores do YCP, Eurico Sodré e Alaíde Borba.

Aniversário do YCP (Douglas Moreira / Fisheye Images)

Festa na água – Principalmente os velejadores de Snipe, vêm de uma maratona de regatas devido ao inédito Sudeste Brasileiro organizado há uma semana pelo próprio YCP. As duplas da classe, porém, não esmoreceram e voltaram a compor na raia a flotilha mais numerosa da Copa Paulista ao lado da classe Laser.

“Ainda estamos de ressaca do Sudeste de Snipe”, referiu-se o velejador Luís Carlos de Borba, em relação aos três dias intensos do campeonato recém-disputado na Guarapiranga, até 1º de Maio. “Retornei à classe Snipe há apenas um ano, motivado pela Copa YCP. Além de orientar meu proeiro Leo Lorenzi (13 anos), estou aprendendo de novo e voltando a conquistar o respeito na água”, brincou Borbinha.

Largada na Guarapiranga (Douglas Moreira / Fisheye)

Para Eloah Hackerott, proeira do marido Alberto e uma das Divas da Snipe do YCP, foi preciso coragem para retornar à raia apenas cinco dias após o Sudeste Brasileiro. “Os hematomas ainda estão estampados na pele. São três finais de semana seguidos na água, mas estou me sentindo cada vez mais forte como velejadora e como mulher. Meu marido não alivia e muitas vezes deixa para que eu faça força na escora”, denunciou sorridente, a advogada tributária.

Disputa acirrada na boia (Douglas Moreira / Fisheye)

Vencedores entre os líderes na geral – Alguns dos ganhadores da quinta etapa também lideram suas classes nos resultados acumulados como, Arno Buchli Jr. (ASBAC) na Day Sailer e André Vasconcelos (CCSP) na Optimist. Também venceram no fim de semana: Felipe Echenique (YCSA) na Laser, Ricardo Santos (YCSA) na Finn, Plínio Pereira (Pera Náutica) na Hobie Cat 14, Drausio Morganti e Joeli Bagetti (Pera Náutica) na Hobie Cat 16, Enrico e Frederico Francavilla (YCSA) na Snipe, além de Fábio Prada e Cristiano Rushmann (YCP) na classe Star.

Realizada em parceria com Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Clube de Campo São Paulo (CCSP) e Iate Clube de Santos (ICS), esta etapa da Copa Paulista teve sede no YCP e voltará à Guarapiranga nos dias 10 e 11 de junho para a sexta de 12 etapas programadas para a temporada. O campeonato tem realização da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s