Copa Yacht Club Paulista define campeões da temporada

Largada da Snipe na Guarapiranga (JMendes / YCP)
Largada da Snipe na Guarapiranga (JMendes / YCP)

Competição movimentou a vela na Guarapiranga com nove etapas em 2016, contemplando os clubes náuticos da represa paulistana

São Paulo (SP) – A temporada náutica de 2016 consagrou a Copa YCP (Yacht Club Paulista) como uma das principais competições do calendário nacional. Ao longo do ano foram nove etapas na Represa Guarapiranga, com aumento de 50% em relação aos participantes de 2015. A segunda edição do campeonato atingiu 400 velejadores e 180 embarcações de 20 classes.

O sábado (26), último dia de competição, foi marcado pelo vento de sul a sudoeste entre oito e dez nós (14 a 18km/h), o que permitiu ao diretor da Comissão de Regatas, Dionysio Sulsbeck, organizar duas largadas para cada classe, com regulamento de Medal Race, ou seja, pontuação dobrada. Entres as classes mais numerosas, confirmaram o título: Eduardo Guimarães – YCP (Laser Standart), André Frimm – CCSP (Laser Radial), Caio Prado e Carlos Ney Ribeiro – YCSA (Snipe), Ricardo Valério – YCP (Finn), YCP Sailing Team Pajero – André Fonseca (HPE 25).

Duelo de Laser na boia (JMendes / YCP)
Duelo de Laser na boia (JMendes / YCP)

A Laser recebeu o troféu transitório Joerg Bruder, entregue ao coordenador de classe Nicolas Garcia (YCSA), considerado o mais ativo do ano por ter levado mais barcos à raia. “Para nós da classe Laser é uma imensa satisfação ter a vela agitando a represa durante todo o ano. Nossos velejadores ficam muito mais motivados” declarou Nick, também velejador da Laser. A FEVESP (Federação de Vela do Estado de São Paulo) premiou ainda os atletas juniores em destaque nas classes Laser e Snipe, com mil reais cada. Na Snipe, os vencedores foram Paulo Abi Eçab e Charles Daniel. Na Laser, José Hackerott.

Para a próxima temporada, o diretor de vela do YCP, Alberto Hackerott, espera ratificar o crescimento da Copa por meio de alianças com clubes parceiros. “Em 2017 a Copa YCP será Copa Paulista. Nosso objetivo é atrair ainda mais barcos, mantendo o padrão de qualidade, motivo do sucesso nos dois últimos anos. Também recebemos muitas solicitações de velejadores das classes mais participativas (Laser e Snipe) de levarmos algumas regatas no mar. Organizaremos um terço das etapas em Santos e dois terços na Guarapiranga, devido à parceria recém-formada com o Iate Clube de Santos (ICS)”.

Premiação da Copa YCP (JMendes / YCP)
Premiação da Copa YCP (JMendes / YCP)

A entrega de prêmios aos líderes do ranking anual tomou conta do YCP logo após as regatas finais. Entre muitas atrações, foram sorteados prêmios no valor de R$ 12mil, oferecidos pelos patrocinadores: North Sails, Regatta Náutica, Luiz Náutica, Carretas Náuticas Gagliotti, Magic Ezy, Jornal Almanáutica e FEVESP. A festa se estendeu até a madrugada. Depois do jantar coordenado pela chef Sandra Hackerott a balada da vela ficou por conta de DJs, regada ao tradicional chopp do YCP.

Confira os campeões da Copa YCP 2016:

Laser Standart – Eduardo Guimarães (YCP)

Laser Radial – André Frimm (CCSP)

Snipe – Caio Prado e Carlos Ney Ribeiro (YCSA)

Finn – Ricardo Valério (YCP)

HPE 25 – YCP Sailing Team Pajero

Day Sailer – Arno Buchli Junior (ASBAC)

MT19 – Caio Cesar Luchini e Marcos Cesar Luchini (CCC)

Dingue – Fabio Bruggioni e Luca Bruggioni (YCP)

Laser 4.7 – Felipe Fonseca (YCSA)

HC16 – José M. Beato Luana Sousa (SPYC)

Lightning – José Hackerott e Eric van Deursen (YCSA)

Star – Fábio Bodra e Henrique Cabette (YCSA)

Tornado – Tomas e Phillip Hofmeister (YCP)

5.5 Class – Dick Andersen, Ruy e Henry (YCP)

A-Class- Raymond O’Keeffe (CCSP)

Flash 165- Claudio Santos e Paulo Vilares

Poli 19 – João Carlos Maranhão, Marcelo e Elaine (ASBAC)

Optimist – Gabriela (YCP)

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

sbnews-20160916-08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s