Bahamas dá a largada para Star Sailors League Finals

Brasileiros treinam em Nassau (Marc Roullier / SSL )
Brasileiros treinam em Nassau (Marc Roullier / SSL )

Velejadores olímpicos, campeões mundiais, vencedores de Regata Volta ao Mundo e de America’s Cup representam 17 países a partir desta terça (29) em Nassau

Nassau (BAH) – A fase de classificação da Star Sailors League (SSL) Finals começa nesta terça-feira (29) com sede no Nassau Yacht Club, nas Bahamas, pelo quarto ano consecutivo, após abertura oficial do evento na Casa do Governo das Bahamas. São 25 tripulações reunindo os melhores velejadores do mundo, não apenas da classe Star, considerada a mais nobre entre os monotipos. Os três medalhistas olímpicos da Laser nos Jogos Rio 2016 competem na SSL Finals com premiação de 200 mil dólares e transmissão ao vivo pela internet (www.finals.starsailors.com) a partir das 16h de Brasília (13h local).

Apenas o Brasil, terá 12 medalhas olímpicas na raia com as cinco de Robert Scheidt e de Torben Grael, mais duas de Bruno Prada. Seus respectivos parceiros são: Henry Boening (Maguila), Guilherme de Almeida (Madá) e Jorge Zarif. Nesta quarta edição do SSL Finals, todos os vencedores dos eventos SSL estarão presentes: George Szabo (EUA) ganhou o SSL Lake Grand Slam em Grandson, Suíça, e a SSL Finals em 2015; Robert Scheidt venceu a primeira edição da SSL Finals em 2013; Mark Mendelblatt (EUA) ganhou em 2014; Xavier Rohart (FRA) foi campeão no primeira SSL City Grand Slam em Hamburgo, Alemanha, em maio deste ano.

Scheidt e Maguila (Marc Roullier / SSL )
Scheidt e Maguila (Marc Roullier / SSL )

Além dos brasileiros, mais heróis da vela competem em Nassau: Jochen Shümann (ALE) com três ouros olímpicos e uma prata nas classes Finn e Soling mais dois títulos de America’s Cup; Mateusz Kusznierewicz (POL), um ouro e um bronze olímpico na Finn; Paul Cayard (EUA), campeão mundial de Star e vencedor da Louis Vuitton Cup e Volvo Ocean Race; o presidente da SSL Xavier Rohart (FRA), bronze na Star em Atenas. O croata Sime Fantela, ouro na 470 nos Jogos Rio 2016, também está entre os campeões.

Duelo entre Torben e Scheidt (Marc Roullier / SSL )
Duelo entre Torben e Scheidt (Marc Roullier / SSL )

Cerimônia de abertura na Casa do Governo das Bahamas – As cortinas se abriram oficialmente para a SSL Finals nesta segunda-feira (28) na Casa do Governo das Bahamas, em Nassau, na presença de Sua Excelência, Dama Marguerite Matilda Pindling. Uma delegação de 20 representantes da SSL se reuniu com o Governador Geral em “Chamada de Cortesia”. As 25 duplas foram apresentadas para 300 convidados.

É a primeira vez que a Star Sailors League e a Secretaria de Regata do Ministério da Agricultura e Recursos Marinhos das Bahamas trabalham em conjunto com o objetivo de aproximar os campeões da SSL dos velejadores locais e dos barcos a vela típicos da região. No domingo (4) será organizada a “Best of The Best Regatta, depois de conhecidos os vencedores da SSL Finals 2016.

Robert e Maguila em Nassau (Marc Roullier / SSL )
Robert e Maguila em Nassau (Marc Roullier / SSL )

A SSL desenvolveu um novo formato de corrida em colaboração com alguns dos velejadores mais experientes e qualificados do mundo. A ideia principal é criar pressão sobre os atletas e levar emoção ao público pela internet, garantindo ao mesmo tempo que a competição mantenha a essência da vela, em relação à técnica e à tática. As 25 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, de terça a sexta-feira. No sábado, as dez mais bem classificadas disputam quartas de final, semifinal e final em formato eliminatório.

16 Medalhistas olímpicos

Jochen Schümann (3 ouros e 1 prata) – ALE

Torben Grael (2 ouros, 1 prata, 2 bronzes, 1VOR e 1 LVC) – BRA

Robert Scheidt (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze) – BRA

Mateusz Kusznierewicz (1 ouro e 1 bronze) – POL

Sime Fantela (1 ouro) – CRO

Tom Burton (1 ouro) – AUS

Vasilij Zbogar (2 pratas e 1 bronze) – SLO

Xavier Rohart (1 bronze) – FRA

Jonas Høgh-Christensen (1 prata) – DEN

Bruno Prada (1 prata e 1 bronze) – BRA

Pascal Rambeau (1 bronze) – FRA

Ingo Borkowski (1 prata) – ALE

Tonci Stipanovic (1 prata) – CRO

Caleb Paine (1 bronze) – EUA

Sam Meech (1 bronze) – NZL

Craig Monk (1 bronze e 2 America’s Cup) – NZL

Campeões mundiais de Star

Robert Scheidt – BRA

Bruno Prada – BRA

Paul Cayard – EUA

Robert Stanjek – ALE

George Szabo – EUA

Augie Diaz – EUA

Campeões europeus ou norte-americanos de Star

Johannes Polgar – GBR

Diego Negri – ITA

Mark Mendelblatt – EUA

Hubert Merkelbach – ALE

 

Rachele Vitello – rachele.vitello@gmail.com

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s