6ª Etapa do V Circuito Marreco de Vela

Intruso chagando - Victor Neubern
Intruso chagando – Victor Neubern

O YACHT CLUB ITAUPU (http://www.itaupu.com.br ), da Represa de Guarapiranga em São Paulo, sediou no sábado, 05/11/16, a sexta etapa do V Circuito Marreco de Vela de 2016.  

Ventos de 10 a 12 nós, com rajadas de 15, impulsionaram velozmente – sim, o GPS de um dos Marrecos registrou a máxima de 8,2 nós, que é excepcional para um barquinho como esse – os 12 veleiros que se apresentaram à linha de largada em frente ao YCI, para um percurso que os levou até à marca posicionada ao lado da Ilha dos Eucaliptos e os trouxe de volta ao YCI em pouco mais de uma hora. 

Antes da regata - Victor Neubern
Antes da regata – Victor Neubern

Pouco mais de uma hora foi o suficiente para levar os 12 veleiros que se apresentaram à linha de largada em frente ao YCI até à marca posicionada ao lado da Ilha dos Eucaliptos e voltar.  Ventos de 10 a 12 nós, com rajadas de 15, fizeram os Marrecos deslizarem a uma velocidade excepcional: “Meu GPS registrou a máxima de 8,2 nós”, disse Victor Neubern, “nunca havia registrado marca tão alta; é excepcional para um barquinho como esse!”

Falcão Peregrino largou muito bem e conseguiu abrir certa vantagem que lhe favoreceu até a linha de chegada. Banzeiro, Adesso e Argonautas também largaram bem, e na primeira bóia a ordem era: Falcão, Adesso, Banzeiro, Argonautas, Gulliver, PS, Marlin XIV, Salgadinho, Forgada, Baie Lecker, Intruso e Esconderijo. Após alguns bordos, as colocações se alteraram, principalmente devido às conhecidas particularidades do vento na represa, que alguns souberam aproveitar melhor, tais como  Argonautas, Marlin e Banzeiro, que passaram a disputar o segundo lugar, enquanto Adesso, PS, Baie Lecker e Gulliver tentavam garantir a quarta posição, porém posicionados em diferentes alturas na raia.

Foto: Victor Neubern
Foto: Victor Neubern

Grandes disputas estavam reservadas para a aproximação e contorno da marca de barla. Marlin conseguiu avançar, virando à frente de Argonautas, mas ainda atrás do Falcão.  Entretanto, num vento de quase través,  dificuldades com seu balão fizeram com que cedesse a segunda posição para Argonautas.  Enquanto isso, Banzeiro, PS e Adesso protagonizavam o embate para ver quem contornaria a bóia na frente.  Saiu em vantagem o Banzeiro com PS bem a seu lado.

Adesso perdeu rendimento no popa e foi superado por Baie Lecker, mas não deixou que Gulliver o alcançasse.  Forgada, mesmo sem seu proeiro, conseguiu manter-se á frente de Intruso, Salgadinho e Esconderijo, apesar do vento forte. Lá na frente, Falcão consolidava o primeiro lugar, seguido de Argonautas.

A recepção oferecida pelo Yacht Clube Itaupu contou com seu tradicional e delicioso espaguetti à bolonhesa.  O Jornal Almanáutica (www.almanautica.com.br), patrocinador da classe, ofereceu a cerveja gelada, os troféus aos vencedores e brindes a todos os presentes.

Resultado da quarta etapa:

1º – Falcão Peregrino (19)

2º Argonautas (6)

3º – Marlin XIV (011)

4º – Banzeiro (98)

5º – PS (06)

6º – Baie Lekker

7º – Adesso (61)

8º – Guliver (91)

9º – Forgada (18)

10º – Intruso (73)

11º – Salgadinho (209)

12º – Esconderijo

 

Enquanto Marlin XIV permanece tranquilo no primeiro lugar da competição, a disputa pelo segundo lugar está acirrada entre Adesso, Facão Peregrino e PS; Banzeiro e Gulliver devem disputar o quinto lugar, pois matematicamente suas chances de posições melhores são baixas.  Vejam abaixo a classificação geral com descartes:

sbnews-foto-20161108-40

 Mais fotos:  https://goo.gl/photos/mhZbXLDeiwzm7AMF9

A sétima e última etapa está marcada para 10/12/2016, com sede no Clube de Campo do Castelo.

Além do Almanáutica (www.almanautica.com.br), O Circuito Marreco conta também com o apoio da Loja Náutica Velamar (www.velamar.com.br) e da Papel Ecológico/Papirus (www.papelecologico.com.br).

Matéria fornecida por: VICTOR S. NEUBERN JR.

sbnews-20160906-01

3 comentários em “6ª Etapa do V Circuito Marreco de Vela”

  1. Parabéns a todos e principalmente ao Baie Leker que chegou na frente do Adesso! O Japa anda bebendo muito kkkkkkkk

    e que venha a ultima etapa!

    Bons Ventos a todos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s