Cetesb Alerta – Litoral norte com presença de algas tóxicas

Noctiluca scintillans
Noctiluca scintillans

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que já estava acompanhando a ocorrência de florações de microalgas bioluminescentes em Santos, constatou também a presença de outra microalga do grupo dos dinoflagelados que é potencialmente tóxica nas praias Martin de Sá e da Cocanha, em Caraguatatuba. Há relatos de que nesse município, no último dia 29 de junho, moradores que consumiram mexilhões apresentaram sintomas de intoxicação com diarreia.

Técnicos da Cetesb coletaram amostras de água na quinta-feira, 30/6, cujas análises detectaram a presença de uma microalga denominada “Dinophysis acuminata”, que pode produzir uma toxina diarreica. Organismos marinhos filtradores, como mexilhões, podem acumular essa toxina e quando consumidos provocar intoxicação. Por este motivo, a CETESB está alertando as prefeituras da região, bem como as autoridades da saúde e do setor da pesca.

O fenômeno é similar ao registrado em Santa Catarina e no Paraná. No Paraná, a microalga “Dinophysis acuminata” está ocorrendo associada a “Noctiluca scintillans”, que causa bioluminescência nas águas das praias. Este fenômeno de bioluminescência, isoladamente, ocorreu nas praias de Santos despertando a curiosidade da população. Em amostra coletada pela CETESB na Ponta da Praia, no dia 27 de junho, foi confirmada a presença da “Noctiluca scintillans”, mas não a presença da alga tóxica.

Nas áreas com a presença de algas tóxicas não se recomenda, preventivamente, o consumo de moluscos como mexilhões e ostras. Também é recomendável evitar contato direto com a água em que a presença da mancha avermelhada seja visível.

Além de alertar as autoridades, a Cetesb vai realizar novas coletas em diversos pontos do litoral paulista, especialmente nas áreas em que há cultivo de ostras e mexilhões.

Dinophysis acuminata
Dinophysis acuminata

Veja mais em: http://www.cetesb.sp.gov.br/2016/07/01/cetesb-alerta-autoridades-do-litoral-norte-para-a-presenca-de-algas-toxicas/

CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345
Pinheiros – São Paulo – SP – CEP: 05459-900
PABX: 11 3133.3000

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s